Media | Refletir | 2.º Ciclo | Cidadania e Desenvolvimento | Português | Notícias
Análise de notícias sobre uma catástrofe e sobre a forma como as mesmas evoluem ao longo do tempo. Identificação de diferentes fontes para as notícias.
 
 
 
 

Objetivos

  • Comparar notícias sobre um mesmo acontecimento em momentos diferentes.
  • Perceber as razões que levam a informação a evoluir durante uma catástrofe. 
  • Familiarizar-se com o conceito de fonte.

 

Desenvolvimento

Análise de notícias sobre uma catástrofe e sobre a forma como as mesmas evoluem ao longo do tempo. Identificação de diferentes fontes para as notícias.

  • Organizar os alunos em pequenos grupos e explicar-lhes que vão ler duas notícias sobre um desastre (por exemplo, o incêndio de Pedrógão Grande). Uma das notícias deverá ser das primeiras a terem sido dadas. A outra poderá ser do dia ou do fim de semana seguinte.
  • Refletir com os alunos sobre os motivos que podem levar uma primeira informação a ser menos exata 

(o acontecimento ainda está a ocorrer; os repórteres não conseguem aceder ao local; as testemunhas oculares não têm informação completa; … ).

  • Distribuir as notícias ou fornecer as ligações para as notícias em linha e uma ficha (ver Recursos) por notícia para o grupo preencher.

  • Pedir aos alunos que identifiquem em cada uma delas cinco factos e que os registem nas fichas. Para cada facto deverão indicar a fonte. Se não houver referência à fonte, deverão escrever “desconhecida” e dizer de onde pensam que a informação poderá ter vindo.

  • No final discutir em grande grupo:
     
(Que factos se alteraram ou não de uma para a outra notícia? Quais as fontes usadas pelos jornalistas na 1.ª e na 2.ª notícias? Foram as mesmas ou mudaram e porquê? Houve informação diferente, conforme a fonte? Se sim, porque terá sido? Se fosses um jornalista e estivesses a noticiar esta tragédia, que fontes procurarias para obter informação para a tua reportagem?)

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

3. Interpreta mensagens dos media, identificando propósitos implícitos (factos, opiniões, tendências, …).

Atitudes/ Valores:

2. Demonstra espírito crítico face aos media.
7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media.

 

Articulação curricular possível

2º ciclo
Português

Cidadania e Desenvolvimento

 

Recursos

Observações

Atividade adaptada a partir de: Newseum

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard