Media | Refletir | 2.º Ciclo | Cidadania e Desenvolvimento | Português | Notícias
Análise de notícias sobre uma catástrofe e sobre a forma como as mesmas evoluem ao longo do tempo. Identificação de diferentes fontes para as notícias.
|
|
Objetivos
- Comparar notícias sobre um mesmo acontecimento em momentos diferentes.
- Perceber as razões que levam a informação a evoluir durante uma catástrofe.
- Familiarizar-se com o conceito de fonte.
|
|
Desenvolvimento Análise de notícias sobre uma catástrofe e sobre a forma como as mesmas evoluem ao longo do tempo. Identificação de diferentes fontes para as notícias.
- Organizar os alunos em pequenos grupos e explicar-lhes que vão ler duas notícias sobre um desastre (por exemplo, o incêndio de Pedrógão Grande). Uma das notícias deverá ser das primeiras a terem sido dadas. A outra poderá ser do dia ou do fim de semana seguinte.
- Refletir com os alunos sobre os motivos que podem levar uma primeira informação a ser menos exata
(o acontecimento ainda está a ocorrer; os repórteres não conseguem aceder ao local; as testemunhas oculares não têm informação completa; … ).
- Distribuir as notícias ou fornecer as ligações para as notícias em linha e uma ficha (ver Recursos) por notícia para o grupo preencher.
- Pedir aos alunos que identifiquem em cada uma delas cinco factos e que os registem nas fichas. Para cada facto deverão indicar a fonte. Se não houver referência à fonte, deverão escrever “desconhecida” e dizer de onde pensam que a informação poderá ter vindo.
- No final discutir em grande grupo:
(Que factos se alteraram ou não de uma para a outra notícia? Quais as fontes usadas pelos jornalistas na 1.ª e na 2.ª notícias? Foram as mesmas ou mudaram e porquê? Houve informação diferente, conforme a fonte? Se sim, porque terá sido? Se fosses um jornalista e estivesses a noticiar esta tragédia, que fontes procurarias para obter informação para a tua reportagem?) |
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 3. Interpreta mensagens dos media, identificando propósitos implícitos (factos, opiniões, tendências, …). Atitudes/ Valores: 2. Demonstra espírito crítico face aos media. 7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media. |
|
Articulação curricular possível 2º ciclo Português
Cidadania e Desenvolvimento |
|
Recursos
|
|
Observações Atividade adaptada a partir de: Newseum |