Media | Refletir | 2.º ciclo | Cidadania e Desenvolvimento | Português | Jornais | Notícias
Análise de primeiras páginas de jornais e reflexão sobre os critérios de escolha das notícias que nelas constam.
 
 
 
 

Objetivos

  • Identificar e contextualizar os temas das notícias.
  • Analisar as escolhas de jornais diários relativamente às notícias para a 1ª página.
  • Refletir sobre as diferenças de critérios de escolha de notícias para as primeiras páginas.

 

Desenvolvimento

Análise de primeiras páginas de jornais e reflexão sobre os critérios de escolha das notícias que nelas constam.

  • A atividade é realizada com a turma dividida em seis grupos, tendo cada um acesso a um computador ou tablet(s).

  • Cada grupo observa a primeira página de um jornal diário de determinado dia (podem ser as que se indicam em Recursos).

  • Com o apoio de uma ficha de registo disponível no computador ou tablet, os alunos identificam os assuntos das notícias da primeira página:
Jornal:
Notícia 1 Notícia 2 Notícia 3 Notícia 4 Notícia 5 Notícia 6 Notícia 7 Notícia 8 Notícia 9 Notícia 10
                   
 
  • As várias grelhas podem ser inseridas num mural digital e projetadas uma a uma. Cada grupo irá verificando se aquelas notícias também estavam na “sua” primeira página.

  • Seguir-se-á uma conversa sobre os motivos que poderão levar uns jornais a optarem por umas notícias e outros por notícias diferentes
 
(Exemplo: relevância; gravidade, impacto mundial, violação de direitos humanos, ser um acontecimento estranho, não ser relevante mas suscitar curiosidade, referir-se a alguém famoso ou importante, ser sobre futebol …).

  • Em grande grupo e projetando as várias primeiras páginas, verifica-se em quais delas existem notícias que não são relevantes para a generalidade das pessoas, mas que, mesmo assim, aparecem em destaque. E em quais há notícias de importância mundial que não aparecem. Os alunos procurarão explicações para esse facto.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

2. Toma consciência do papel dos media e seus impactos sociais (positivos ou negativos) em função da forma como são usados.
3. Interpreta mensagens dos media, identificando propósitos implícitos
(factos, opiniões, tendências, …).

Atitudes/ Valores:

2. Demonstra espírito crítico face aos media. 
7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media.

 

Articulação curricular possível

2º ciclo
Português

Cidadania e Desenvolvimento

 

Recursos

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard