Media | Refletir | 2.º ciclo | Cidadania e Desenvolvimento | Português | Jornais | Notícias
Análise de primeiras páginas de jornais e reflexão sobre os critérios de escolha das notícias que nelas constam.
|
|
Objetivos
- Identificar e contextualizar os temas das notícias.
- Analisar as escolhas de jornais diários relativamente às notícias para a 1ª página.
- Refletir sobre as diferenças de critérios de escolha de notícias para as primeiras páginas.
|
|
Desenvolvimento Análise de primeiras páginas de jornais e reflexão sobre os critérios de escolha das notícias que nelas constam.
- A atividade é realizada com a turma dividida em seis grupos, tendo cada um acesso a um computador ou tablet(s).
- Cada grupo observa a primeira página de um jornal diário de determinado dia (podem ser as que se indicam em Recursos).
- Com o apoio de uma ficha de registo disponível no computador ou tablet, os alunos identificam os assuntos das notícias da primeira página:
Jornal: |
Notícia 1 |
Notícia 2 |
Notícia 3 |
Notícia 4 |
Notícia 5 |
Notícia 6 |
Notícia 7 |
Notícia 8 |
Notícia 9 |
Notícia 10 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
- As várias grelhas podem ser inseridas num mural digital e projetadas uma a uma. Cada grupo irá verificando se aquelas notícias também estavam na “sua” primeira página.
- Seguir-se-á uma conversa sobre os motivos que poderão levar uns jornais a optarem por umas notícias e outros por notícias diferentes
(Exemplo: relevância; gravidade, impacto mundial, violação de direitos humanos, ser um acontecimento estranho, não ser relevante mas suscitar curiosidade, referir-se a alguém famoso ou importante, ser sobre futebol …).
- Em grande grupo e projetando as várias primeiras páginas, verifica-se em quais delas existem notícias que não são relevantes para a generalidade das pessoas, mas que, mesmo assim, aparecem em destaque. E em quais há notícias de importância mundial que não aparecem. Os alunos procurarão explicações para esse facto.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 2. Toma consciência do papel dos media e seus impactos sociais (positivos ou negativos) em função da forma como são usados. 3. Interpreta mensagens dos media, identificando propósitos implícitos (factos, opiniões, tendências, …). Atitudes/ Valores: 2. Demonstra espírito crítico face aos media. 7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media. |
|
Articulação curricular possível 2º ciclo Português Cidadania e Desenvolvimento |
|
Recursos
|