Media | Conhecer | 2.º ciclo | Cidadania e Desenvolvimento| Educação Visual | Filmes
Familiarização com diferentes critérios de classificação de filmes: formato, género e duração.
 
 
 
 

Objetivos

  • Reconhecer alguns géneros cinematográficos.
  • Refletir sobre as semelhanças e diferenças entre filmes tendo por base critérios de classificação.

 

Desenvolvimento

Familiarização com diferentes critérios de classificação de filmes: formato, género e duração.

  • Esta atividade pode iniciar-se pelo levantamento dos filmes que os alunos já viram para os levar a refletir sobre como poderiam agrupá-los. Os alunos podem encontrar características comuns a vários desses filmes, bem como aspetos em que diferem.

  • O professor bibliotecário introduz a ideia de que se pode classificar os filmes de acordo com vários critérios: quanto ao formato; quanto ao conteúdo; quanto ao público-alvo; quanto à duração…

  • A primeira distinção será a de formato: filmes de ficção narrativa, filmados com personagens reais; filmes de animação (montagem de fotogramas); documentários (relato/ reflexão sobre a realidade).

  • Os alunos podem incluir os DVD existentes na biblioteca em cada um destes formatos.

  • A segunda distinção será a de conteúdo, levando à identificação de alguns géneros: ação e aventura, comédia, drama, ficção científica, fantasia, musical, thriller.

  • Os alunos podem voltar a classificar os DVD existentes na biblioteca, agora conforme o género.

  • Seguidamente falar-se-á da distinção quanto à duração (longa metragem e curta metragem) e quanto ao público-alvo (classificação por idades).

  • Numa ficha distribuída para o efeito, ou num suporte digital, os alunos em grupo distribuem os filmes da listagem que fizeram no início pelos vários géneros.

  • No final verifica-se se todos os grupos estão de acordo e discute-se as escolhas não consensuais.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Distingue os diferentes media/ formatos, caracterizando tipos de conteúdo (informativo, educativo, cultural, de entretenimento, noticioso, publicitário, ...).
6. Escolhe produtos mediáticos tendo em consideração quem os produz e o público a que se destinam, explicando as razões da sua escolha.

Atitudes/ Valores:

2, Demonstra espírito crítico face aos media.
7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media.

 

Articulação curricular possível

2.º ciclo
Educação Visual

Cidadania e desenvolvimento

 

Recursos

  • Coleção de DVD existentes na biblioteca
  • Suporte para registo de conclusões

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard