|
Desenvolvimento Familiarização com diferentes critérios de classificação de filmes: formato, género e duração.
- Esta atividade pode iniciar-se pelo levantamento dos filmes que os alunos já viram para os levar a refletir sobre como poderiam agrupá-los. Os alunos podem encontrar características comuns a vários desses filmes, bem como aspetos em que diferem.
- O professor bibliotecário introduz a ideia de que se pode classificar os filmes de acordo com vários critérios: quanto ao formato; quanto ao conteúdo; quanto ao público-alvo; quanto à duração…
- A primeira distinção será a de formato: filmes de ficção narrativa, filmados com personagens reais; filmes de animação (montagem de fotogramas); documentários (relato/ reflexão sobre a realidade).
- Os alunos podem incluir os DVD existentes na biblioteca em cada um destes formatos.
- A segunda distinção será a de conteúdo, levando à identificação de alguns géneros: ação e aventura, comédia, drama, ficção científica, fantasia, musical, thriller.
- Os alunos podem voltar a classificar os DVD existentes na biblioteca, agora conforme o género.
- Seguidamente falar-se-á da distinção quanto à duração (longa metragem e curta metragem) e quanto ao público-alvo (classificação por idades).
- Numa ficha distribuída para o efeito, ou num suporte digital, os alunos em grupo distribuem os filmes da listagem que fizeram no início pelos vários géneros.
- No final verifica-se se todos os grupos estão de acordo e discute-se as escolhas não consensuais.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 1. Distingue os diferentes media/ formatos, caracterizando tipos de conteúdo (informativo, educativo, cultural, de entretenimento, noticioso, publicitário, ...). 6. Escolhe produtos mediáticos tendo em consideração quem os produz e o público a que se destinam, explicando as razões da sua escolha. Atitudes/ Valores: 2, Demonstra espírito crítico face aos media. 7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media. |