Media | Conhecer | 2.º ciclo | Cidadania e Desenvolvimento | Português
Contacto com uma grande variedade de media e classificação do respetivo conteúdo em categorias.
 
 
 
 

Objetivos

  • Distinguir os diferentes formatos de media.
  • Identificar diferentes tipos de conteúdo mediático.

 

Desenvolvimento

Contacto com uma grande variedade de media e classificação do respetivo conteúdo em categorias.

  • Visionamento do vídeo da MediaSmarts “Media, o que são?” No final do vídeo é proposta uma tarefa aos alunos:

  • Imagina um dia normal da tua vida e identifica todas as espécies de media que encontras.
    Os alunos terão alguns minutos para realizar a tarefa em pequenos grupos e as conclusões são apresentadas e debatidas com a turma, também brevemente.

  • Os docentes apresentam uma quantidade grande de produtos mediáticos.
 
(notícias de jornais impressos, reportagens em jornais ou TV online, posts sobre um acontecimento cultural em redes sociais, filmes em DVD ou no Youtube, vídeos de programas de entretenimento e debates sobre a atualidade em canais televisivos, anúncios publicitários impressos, radiofónicos ou televisivos, programas de rádio ou televisão sobre livros ou filmes, ou fotografia, trailers de filmes ou livros, videojogos, conteúdos de realidade virtual variados …)
 
  • Cada um desses conteúdos é numerado.

  • Numa ficha distribuída para o efeito, ou num suporte digital, os alunos em grupo irão distribuir esses números por tipo de conteúdo: informativo/ educativo/ cultural/ de entretenimento/ publicitário.

  • Cada grupo comunica as suas conclusões que vão sendo assinaladas pelos docentes no mesmo esquema (agora projetado) que os alunos preencheram. 

  • As escolhas não consensuais são discutidas.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Distingue os diferentes media/ formatos, caracterizando tipos de conteúdo (informativo, educativo, cultural, de entretenimento, noticioso, publicitário, ...).

Atitudes/ Valores:

2, Demonstra espírito crítico face aos media.
7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media.

 

Articulação curricular possível

2º ciclo
Português

Cidadania e desenvolvimento

 

Recursos

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard