|
Desenvolvimento Reflexão sobre a influência da publicidade nas perceções dos jovens em relação à imagem corporal.
- Apresenta-se aos alunos vídeos/cartazes sobre o tema da imagem corporal e a manipulação digital de imagens publicitárias.
- Em grupo, os alunos devem:
- completar uma atividade conjunta de partilha das suas primeiras impressões sobre as imagens que aparecem nos anúncios;
Pistas de reflexão: fiabilidade das imagens, estereótipos da imagem feminina; impactos emocionais produzidos; distúrbios alimentares associados aos padrões de beleza; falta de autoestima; manipulação de imagens, estereótipos de beleza/ fealdade;
-
- localizar outros anúncios de imprensa ou de televisão que mostrem técnicas de imagem usadas, em contraponto com a realidade, identificando:
- diferentes elementos que podem ser combinados para fazer um anúncio (imagem, som, cenário, música, cor, personagens,...);
- a forma como as cenas e os efeitos são editados ou montados para se contar uma história (produto/marca; objetivo; mensagem, efeito emocional sobre o público-alvo,...);
- debater as suas ideias e resumir a história do anúncio por escrito;
- criar infográficos de sensibilização para a problemática da imagem corporal associada à publicidade (imagens, slogan e texto) usando ferramentas digitais;
- criar um convite e um folheto para uma sessão de esclarecimento para a comunidade.
- Por fim, organiza-se uma sessão de esclarecimento para a comunidade e monta-se uma exposição com os trabalhos dos alunos.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 1. Distingue os diferentes media/ formatos, caracterizando tipos de conteúdo (informativo, educativo, cultural, de entretenimento, noticioso, publicitário, ...). 3. Interpreta mensagens dos media, identificando propósitos implícitos (factos, opiniões, tendências, ...). 5. Usa os media e ambientes online para produzir mensagens, interagir e comunicar com uma intencionalidade definida. Atitudes/ Valores: 1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media. 2. Demonstra espírito crítico face aos media. 3. Revela criatividade no uso dos media. |