Media | Refletir | 2.º Ciclo |  Cidadania e Desenvolvimento | Português |Folhetos | Infográficos
Reflexão sobre a influência da publicidade nas perceções dos jovens em relação à imagem corporal.
 
 
 
 

Objetivos

  • Compreender as funções da publicidade.
  • Reconhecer a influência dos media e da publicidade na construção da imagem corporal dos jovens.
  • Analisar elementos de diferentes anúncios publicitários.
  • Desenvolver o espírito crítico perante a publicidade.
  • Criar um produto mediático sobre o tema.
  • Sensibilizar os pais/encarregados de educação para as problemáticas da imagem e da autoestima em relação com a publicidade.

 

Desenvolvimento

Reflexão sobre a influência da publicidade nas perceções dos jovens em relação à imagem corporal.

  • Apresenta-se aos alunos vídeos/cartazes sobre o tema da imagem corporal e a manipulação digital de imagens publicitárias.

  • Em grupo, os alunos devem:

    • completar uma atividade conjunta de partilha das suas primeiras impressões sobre as imagens que aparecem nos anúncios;
 
Pistas de reflexão: fiabilidade das imagens, estereótipos da imagem feminina; impactos emocionais produzidos; distúrbios alimentares associados aos padrões de beleza; falta de autoestima; manipulação de imagens, estereótipos de beleza/ fealdade;
 
    • localizar outros anúncios de imprensa ou de televisão que mostrem técnicas de imagem usadas, em contraponto com a realidade, identificando:

      • diferentes elementos que podem ser combinados para fazer um anúncio (imagem, som, cenário, música, cor, personagens,...);

      • a forma como as cenas e os efeitos são editados ou montados para se contar uma história (produto/marca; objetivo; mensagem, efeito emocional sobre o público-alvo,...);

    • debater as suas ideias e resumir a história do anúncio por escrito;

    • criar infográficos de sensibilização para a problemática da imagem corporal associada à publicidade (imagens, slogan e texto) usando ferramentas digitais;

    • criar um convite e um folheto para uma sessão de esclarecimento para a comunidade.

  • Por fim, organiza-se uma sessão de esclarecimento para a comunidade e monta-se uma exposição com os trabalhos dos alunos.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Distingue os diferentes media/ formatos, caracterizando tipos de conteúdo (informativo, educativo, cultural, de entretenimento, noticioso, publicitário, ...).
3. Interpreta mensagens dos media, identificando propósitos implícitos (factos, opiniões, tendências, ...).
5. Usa os media e ambientes online para produzir mensagens, interagir e comunicar com uma intencionalidade definida.

Atitudes/ Valores:

1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media.
2. Demonstra espírito crítico face aos media.
3. Revela criatividade no uso dos media.

 

Articulação curricular possível

2º ciclo
Português

Cidadania e Desenvolvimento
 

 

Recursos

Observações

Esta atividade é feita tendo como suporte materiais do programa Media Smart.

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard