Media | Conhecer| 2.º Ciclo | Português | Cidadania e Desenvolvimento| Jornais | Notícias | Murais digitais
Análise de notícias para compreender as suas regras de construção.
 
 
 
 

Objetivos

  • Analisar diversas notícias.
  • Compreender a estrutura da notícia.

 

Desenvolvimento

Análise de notícias para compreender as suas regras de construção.

  • Os docentes começam por pedir aos alunos que definam o que é para eles uma notícia e que a escrevam num post de um mural digital.

  • Quando todos os alunos tiverem escrito as suas definições, os docentes publicam no mural a hiperligação para Redigir uma notícia, e pedem aos alunos que leiam e confiram com a sua definição.

  • Para sintetizar, os docentes apresentam sinteticamente as características da linguagem da notícia e as 5 perguntas fundamentais a que o lide dá resposta (quem?, o quê?; onde?; quando?; porquê?).

  • De seguida, publicam no mural uma notícia (por exemplo: Google e Apple vão criar software para rastrear pandemia ) e analisam com os alunos o título e o subtítulo (se existir), bem como o lide e as informações dadas pelos restantes parágrafos.

  • Os alunos são convidados a selecionar uma notícia em jornais online por exemplo: Diário de Notícias, Público, Jornal de Notícias; Notícias ao minuto, Lusa
  • Cada um partilha no mural a notícia que escolheu e, a propósito dela, dá resposta às 5 perguntas do lide. 
  • Os professores darão feedback aos alunos sobre o trabalho realizado.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Distingue os diferentes media/ formatos, caracterizando tipos de conteúdo (informativo, educativo, cultural, de entretenimento, noticioso, publicitário, ...). 

Atitudes/ Valores:

2. Demonstra espírito crítico face aos media.

 

Articulação curricular possível

2º ciclo
Português

Cidadania e Desenvolvimento

 

Recursos

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard