|
Desenvolvimento Análise de notícias para compreender as suas regras de construção.
- Os docentes começam por pedir aos alunos que definam o que é para eles uma notícia e que a escrevam num post de um mural digital.
- Quando todos os alunos tiverem escrito as suas definições, os docentes publicam no mural a hiperligação para Redigir uma notícia, e pedem aos alunos que leiam e confiram com a sua definição.
- Para sintetizar, os docentes apresentam sinteticamente as características da linguagem da notícia e as 5 perguntas fundamentais a que o lide dá resposta (quem?, o quê?; onde?; quando?; porquê?).
- De seguida, publicam no mural uma notícia (por exemplo: Google e Apple vão criar software para rastrear pandemia ) e analisam com os alunos o título e o subtítulo (se existir), bem como o lide e as informações dadas pelos restantes parágrafos.
- Os alunos são convidados a selecionar uma notícia em jornais online por exemplo: Diário de Notícias, Público, Jornal de Notícias; Notícias ao minuto, Lusa…
- Cada um partilha no mural a notícia que escolheu e, a propósito dela, dá resposta às 5 perguntas do lide.
- Os professores darão feedback aos alunos sobre o trabalho realizado.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 1. Distingue os diferentes media/ formatos, caracterizando tipos de conteúdo (informativo, educativo, cultural, de entretenimento, noticioso, publicitário, ...). Atitudes/ Valores: 2. Demonstra espírito crítico face aos media. |