Media | Produzir | 1.º Ciclo | Cidadania e Desenvolvimento | Estudo do Meio | Segurança | Videojogos
Aspetos positivos e negativos dos videojogos e estratégias de autorregulação.
 
 
 
 

Objetivos

  • Criar um produto mediático para sistematizar conclusões de um debate.
  • Dinamizar um encontro com os pais.

 

Desenvolvimento

Aspetos positivos e negativos dos videojogos e estratégias de autorregulação.

  • Depois da atividade Adoro jogar, os alunos constroem um mural digital (Padlet) com várias secções: os nossos jogos favoritos; vantagens e inconvenientes dos jogos de computador; o que vamos fazer para evitar passar tanto tempo a jogar;….

  • É proposto um encontro com os pais, em que serão os alunos a assumir os vários papéis
 
(receção, introdução à atividade, explicando a importância de dialogar com os pais e de estes contribuírem com ideias; apresentação das várias partes do mural; debate sobre estratégias para ocupar os tempos livres de forma equilibrada; …)
 
  • Realização do encontro.

  • O mural poderá ir sendo enriquecido através do registo das ideias e sugestões dos pais e posteriormente divulgado nos canais de comunicação da biblioteca.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

5. Usa alguns media e ambientes online pré-selecionados para produzir mensagens, interagir e comunicar.
6. Analisa as suas escolhas face ao consumo de media, tendo em consideração gostos e preferências pessoais por programas, géneros, ...
7. Identifica riscos e oportunidades associados à utilização dos media e à comunicação online (invasão da privacidade, roubo de identidade, consumo excessivo de media, …).

Atitudes/ Valores:

1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media.

 

Articulação curricular possível

1.º Ciclo
Estudo do Meio 

Cidadania e Desenvolvimento

 

Recursos

Observações

Esta atividade deve ser realizada na sequência da proposta 1.º ciclo | Refletir| Adoro jogar.

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard