|
Desenvolvimento Reflexão sobre o tempo despendido a ver televisão e os conteúdos dos programas visionados.
- A atividade pode iniciar-se com um breve levantamento de quanto tempo cada um consome a ver televisão, em comparação com o tempo gasto noutras atividades.
- Leitura expressiva do poema de Luísa Ducla Soares, Televisão ou não (disponível no folheto Como TVer; vd. Recursos).
- Debate – Em que momento é que o pai teve razão?
- Poderão constituir-se dois grupos de alunos: os que são a favor de ficar a “ver televisão” e os que são adeptos de “ir brincar lá para fora”.
A moderação pode ser feita por alunos ou pelos professores.
-
- Pedir aos alunos que indiquem programas de televisão que costumam ver.
- Analisar a listagem quanto ao público-alvo (são todos para crianças?), à qualidade (quais consideram melhores e porquê; serão mesmo os melhores?) e ao conteúdo (são para entreter, para ensinar, para informar, para vender algo, …).
- Numa atividade subsequente poderá ser pedido aos alunos que preencham um mural digital ou um cartaz multimédia com as suas conclusões para figurarem nos canais de comunicação da biblioteca.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 1. Conhece diferentes media e respetivos formatos (escrito, icónico, sonoro, audiovisual, multimédia, …). 6. Analisa as suas escolhas face ao consumo de media, tendo em consideração gostos e preferências pessoais por programas, géneros, ... Atitudes/ Valores: 2. Demonstra espírito crítico face aos media. 7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media. |