Media | Refletir | Produzir | 1.º Ciclo | Cidadania e Desenvolvimento | Estudo do Meio | Português | Cartazes | Murais | Televisão
Reflexão sobre o tempo despendido a ver televisão e os conteúdos dos programas visionados.
 
 
 
 

Objetivos

  • Refletir sobre os próprios hábitos de consumidor de conteúdos televisivos.
  • Compreender que existem diferenças entre programas de televisão quanto ao conteúdo, à qualidade e ao público-alvo.

 

Desenvolvimento

Reflexão sobre o tempo despendido a ver televisão e os conteúdos dos programas visionados.

  • A atividade pode iniciar-se com um breve levantamento de quanto tempo cada um consome a ver televisão, em comparação com o tempo gasto noutras atividades.

  • Leitura expressiva do poema de Luísa Ducla Soares, Televisão ou não (disponível no folheto Como TVer; vd. Recursos).

  • Debate – Em que momento é que o pai teve razão?
    • Poderão constituir-se dois grupos de alunos: os que são a favor de ficar a “ver televisão” e os que são adeptos de “ir brincar lá para fora”.
A moderação pode ser feita por alunos ou pelos professores. 
 
    • Pedir aos alunos que indiquem programas de televisão que costumam ver. 
    •  Analisar a listagem quanto ao público-alvo (são todos para crianças?), à qualidade (quais consideram melhores e porquê; serão mesmo os melhores?) e ao conteúdo (são para entreter, para ensinar, para informar, para vender algo, …).

  • Numa atividade subsequente poderá ser pedido aos alunos que preencham um mural digital ou um cartaz multimédia com as suas conclusões para figurarem nos canais de comunicação da biblioteca.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Conhece diferentes media e respetivos formatos (escrito, icónico, sonoro, audiovisual, multimédia, …).
6. Analisa as suas escolhas face ao consumo de media, tendo em consideração gostos e preferências pessoais por programas, géneros, ...

Atitudes/ Valores:

2. Demonstra espírito crítico face aos media.
7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media.

 

Articulação curricular possível

1.º Ciclo
Estudo do Meio
Português

Cidadania e Desenvolvimento

 

 

Recursos

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard