|
Desenvolvimento Análise de conteúdos e finalidades de media.
- Visionamento do vídeo “Os media são construções?”.
Depois de uma primeira apresentação do vídeo completo, pode fazer-se uma apresentação com várias pausas, para explorar detalhadamente o seu conteúdo.
- No final do vídeo é proposta uma tarefa: Pensa numa página web, anúncio, ou vídeo e identifica todas as partes da sua construção. Como é que essas partes se articulam? Qual o objetivo do criador?
Esta atividade deverá ser realizada em pequenos grupos. Cada grupo seleciona um produto de media sobre o qual incidirá a análise.
- No final, as conclusões de cada grupo são apresentadas à turma e discutidas.
- Posteriormente, também em pequenos grupos, os alunos analisarão caixas de cereais destinadas a consumidores diferentes: crianças pequenas, crianças e jovens, adultos. Todas as caixas passarão à vez por cada grupo. Farão a identificação dos vários elementos das caixas e das finalidades que servem.
(logotipo, imagem do cereal, imagem de outro alimento que acompanhe o cereal, [como, por exemplo, frutos], slogan, outras imagens, mascote [se houver], ingredientes, informação nutricional, …)
- Cada grupo pensa num determinado público-alvo e elabora um projeto de caixa de cereais destinada a esse público. A caixa deverá conter os elementos identificados anteriormente.
|