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Aspetos positivos e negativos dos videojogos.
 
 
 
 

Objetivos

  • Refletir sobre os próprios hábitos de consumidor de videojogos.
  • Conhecer características dos videojogos.
  • Aprender a gerir o tempo de jogo.

 

Desenvolvimento

Aspetos positivos e negativos dos videojogos.

  • Breve levantamento das atividades que os alunos gostam de fazer nos seus tempos livres:
    • Elaborar uma lista com as atividades preferidas pelos alunos;
    • Pedir aos alunos que tenham assinalado “jogar” que indiquem os tipos de jogos que praticam.

  • Conversa com os alunos sobre o que é para eles jogar

Sugestão de questões a colocar:
Num jogo, têm sempre de existir adversários?
Que tipos de jogos conhecem? (desportivos, de rua, de mesa – de tabuleiro, de cartas, de peças, de sociedade… , videojogos).

  • Solicitar aos alunos que referiram os videojogos como atividades preferidas que indiquem os motivos por que gostam de jogar.

  • Pedir, sobretudo aos que assinalaram videojogos, contributos sobre as vantagens que encontram nos mesmos (aumentam a concentração, melhoram os reflexos, desenvolvem a capacidade de resolver problemas, são divertidos, …)

  • Voltando à lista, verificar, das atividades listadas, quais as que se podem realizar ao mesmo tempo que se está a jogar um videojogo. Concluir que há muitas atividades que deixam de realizar para estar a jogar.

  • Dividir a turma em dois grupos. Cada grupo irá defender, em role-playing, uma das seguintes posições:
    • Os videojogos são tão divertidos que devemos jogar sempre que nos apetece.
    • Os videojogos são prejudiciais, porque nos tiram tempo para fazer outras atividades interessantes.

  • Organizar um debate, em jeito de Prós e Contras, moderado pelos professores, levando à compreensão de quais são os aspetos positivos e negativos dos videojogos.

Positivos - Aumentam a concentração, melhoram os reflexos, desenvolvem a capacidade de resolver problemas, são divertidos, …
Negativos – Podem provocar dependência, impedem-nos de fazer atividade física e/ou de experimentar atividades criativas, diminuem o convívio com família e amigos,…

  • Discutir e registar estratégias para evitar o excesso de tempo passado a jogar.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

6. Analisa as suas escolhas face ao consumo de media, tendo em consideração gostos e preferências pessoais por programas, géneros, ...
7. Identifica riscos e oportunidades associados à utilização dos media e à comunicação online (invasão da privacidade, roubo de identidade, consumo excessivo de media, …).

Atitudes/ Valores:

1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media.
2. Demonstra espírito crítico face aos media.

 

Articulação curricular possível

1.º Ciclo
Estudo do Meio
Cidadania e Desenvolvimento 

Observações

Atividade adaptada a partir de: Media Smarts. Game time.  
Esta atividade pode ter continuidade com a atividade Vamos falar sobre jogos de computador

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