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Desenvolvimento Aspetos positivos e negativos dos videojogos.
- Breve levantamento das atividades que os alunos gostam de fazer nos seus tempos livres:
- Elaborar uma lista com as atividades preferidas pelos alunos;
- Pedir aos alunos que tenham assinalado “jogar” que indiquem os tipos de jogos que praticam.
- Conversa com os alunos sobre o que é para eles jogar
Sugestão de questões a colocar:Num jogo, têm sempre de existir adversários?Que tipos de jogos conhecem? (desportivos, de rua, de mesa – de tabuleiro, de cartas, de peças, de sociedade… , videojogos).
- Solicitar aos alunos que referiram os videojogos como atividades preferidas que indiquem os motivos por que gostam de jogar.
- Pedir, sobretudo aos que assinalaram videojogos, contributos sobre as vantagens que encontram nos mesmos (aumentam a concentração, melhoram os reflexos, desenvolvem a capacidade de resolver problemas, são divertidos, …)
- Voltando à lista, verificar, das atividades listadas, quais as que se podem realizar ao mesmo tempo que se está a jogar um videojogo. Concluir que há muitas atividades que deixam de realizar para estar a jogar.
- Dividir a turma em dois grupos. Cada grupo irá defender, em role-playing, uma das seguintes posições:
- Os videojogos são tão divertidos que devemos jogar sempre que nos apetece.
- Os videojogos são prejudiciais, porque nos tiram tempo para fazer outras atividades interessantes.
- Organizar um debate, em jeito de Prós e Contras, moderado pelos professores, levando à compreensão de quais são os aspetos positivos e negativos dos videojogos.
Positivos - Aumentam a concentração, melhoram os reflexos, desenvolvem a capacidade de resolver problemas, são divertidos, … Negativos – Podem provocar dependência, impedem-nos de fazer atividade física e/ou de experimentar atividades criativas, diminuem o convívio com família e amigos,…
- Discutir e registar estratégias para evitar o excesso de tempo passado a jogar.
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Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 6. Analisa as suas escolhas face ao consumo de media, tendo em consideração gostos e preferências pessoais por programas, géneros, ... 7. Identifica riscos e oportunidades associados à utilização dos media e à comunicação online (invasão da privacidade, roubo de identidade, consumo excessivo de media, …). Atitudes/ Valores: 1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media. 2. Demonstra espírito crítico face aos media. |