Media | Conhecer | 1.º Ciclo | Cidadania e Desenvolvimento | Estudo do Meio | Mensagens mediáticas | Publicidade
Reflexão sobre os conteúdos e objetivos de anúncios comerciais e não comerciais.
 
 
 
 

Objetivos

  • Identificar as várias partes de que é composto um anúncio publicitário em vídeo.
  • Reconhecer que os anúncios têm uma intenção e um público-alvo definido.
  • Distinguir publicidade comercial e não comercial.

 

Desenvolvimento

Reflexão sobre os conteúdos e objetivos de anúncios comerciais e não comerciais.

  • Divisão da turma em pequenos grupos.

  • Cada grupo fica responsável por um anúncio em vídeo e analisa-o de acordo com um guião com questões como:  
 
É um filme de animação?; Quais as personagens?; Que produto anuncia?; A que categoria pertence (alimentação; brinquedos; guloseimas; material escolar;…); Tem humor? A música de fundo transmite uma ou várias ideias? Como é o cenário?;  Conta uma pequena história? Qual é a finalidade do anúncio?; A quem se destina? (Público-alvo); Como tenta convencer esse público? Qual o slogan?

  • Apresentação das conclusões de cada grupo.

  • Concluir registando as componentes de um anúncio: cenário; personagens; narrativa e diálogos; música; slogan; …

  • Numa sessão subsequente pode recordar-se os anúncios analisados, relembrando que todos têm por objetivo vender um produto. 

  • Depois de colocada a questão de se todos os anúncios são assim, pedir aos alunos que identifiquem anúncios não comerciais.

  • Projetar alguns anúncios não comerciais e analisar as componentes que os constituem.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Conhece diferentes media e respetivos formatos (escrito, icónico, sonoro, audiovisual, multimédia, …).
2. Compreende que os media transmitem informação e veiculam valores.

Atitudes/ Valores:

2. Demonstra espírito crítico face aos media.

 

Articulação curricular possível

1.º Ciclo
Estudo do Meio 
Cidadania e desenvolvimento

 

Recursos

Observações

Em alternativa, é possível realizar a lição nº 5 do projeto Mediasmart – Introdução à publicidade  

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard