|
Desenvolvimento Diálogo e reflexão sobre as atividades lúdicas que realizam com e sem dispositivos móveis. Os docentes:
- Distribuem a cada aluno três emojis (feliz, neutro e zangado) com o tamanho do rosto das crianças e pedem-lhes para os colorir.
- Explicam às crianças as regras da atividade que vão realizar: depois de cada questão, as crianças colocam na frente do seu rosto o emoji que corresponde àquilo que sentem e os docentes tiram uma fotografia ao grupo, de forma a que, para cada questão, exista uma fotografia que mostre as respostas do grupo.
Questões a colocar – sugestões: Gostas de … Jogar à bola? Fazer biscoitos? Ver vídeos no telemóvel/ tablet? Brincar com outras crianças? Ver fotos no telemóvel/ tablet? Fazer construções com legos? Ler livros? Fazer desenhos? Jogar no telemóvel/ tablet? Ir ao parque infantil? … Nota: os docentes devem adequar as questões ao contexto das crianças, intercalando atividades que envolvam o uso de dispositivos móveis com outras atividades.
- Expõem/ projetam (na sala) as fotografias dando a conhecer às crianças as respostas do grupo às questões colocadas.
- Dinamizam uma conversa com as crianças sobre as diferentes formas de brincar, os inconvenientes de utilizarem demasiado os dispositivos móveis para se entreterem, as vantagens de desenvolverem outras atividades, a necessidade de equilíbrio das atividades lúdicas que realizam com e sem dispositivos móveis.…
- Se for oportuno, podem convidar os pais/ encarregados de educação para visualizarem a exposição.
|