Media | Refletir | Educação Pré-Escolar | Consumo de media | Emojis
Diálogo e reflexão sobre as atividades lúdicas que realizam com e sem dispositivos móveis.
 
 
 
 

Objetivos

  • Refletir sobre a forma como ocupam os tempos livres.

 

Desenvolvimento

Diálogo e reflexão sobre as atividades lúdicas que realizam com e sem dispositivos móveis.

Os docentes:

  • Distribuem a cada aluno três emojis (feliz, neutro e zangado) com o tamanho do rosto das crianças e pedem-lhes para os colorir.
  • Explicam às crianças as regras da atividade que vão realizar: depois de cada questão, as crianças colocam na frente do seu rosto o emoji que corresponde àquilo que sentem e os docentes tiram uma fotografia ao grupo, de forma a que, para cada questão, exista uma fotografia que mostre as respostas do grupo.

Questões a colocar – sugestões:
Gostas de …
Jogar à bola?
Fazer biscoitos?
Ver vídeos no telemóvel/ tablet?
Brincar com outras crianças?
Ver fotos no telemóvel/ tablet?
Fazer construções com legos?
Ler livros?
Fazer desenhos?
Jogar no telemóvel/ tablet?
Ir ao parque infantil?

Nota: os docentes devem adequar as questões ao contexto das crianças, intercalando atividades que envolvam o uso de dispositivos móveis com outras atividades. 

  • Expõem/ projetam (na sala) as fotografias dando a conhecer às crianças as respostas do grupo às questões colocadas.

  • Dinamizam uma conversa com as crianças sobre as diferentes formas de brincar, os inconvenientes de utilizarem demasiado os dispositivos móveis para se entreterem, as vantagens de desenvolverem outras atividades, a necessidade de equilíbrio das atividades lúdicas que realizam com e sem dispositivos móveis.… 

  • Se for oportuno, podem convidar os pais/ encarregados de educação para visualizarem a exposição.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

2. Percebe que os media estão presentes no seu quotidiano.
6. Exprime gostos e preferências pessoais em relação a produtos mediáticos.

Atitudes/ Valores:

1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media.
2. Demonstra espírito crítico face aos media.

 

Articulação curricular possível

Orientações curriculares para a Educação Pré-escolar

 

 

Recursos

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard