Media | Refletir | Educação Pré-Escolar | Filmes | Mensagens mediáticas | Publicidade
Identificação de histórias e das suas personagens em diferentes media.
|
|
Objetivos
- Verificar que os vários media contam histórias.
- Compreender que todas as histórias têm personagens, independentemente dos media que as veiculam.
|
|
Desenvolvimento Identificação de histórias e das suas personagens em diferentes media.
- Apresentação/ leitura de uma coleção de histórias em vários media (um livro de contos; um álbum ilustrado; uma revista; uma curta-metragem de animação; um anúncio publicitário; uma série de televisão) para que as crianças possam verificar que:
- Mesmo a publicidade comercial (que se destina a criar nelas a vontade de comprar) ou uma notícia contam histórias;
- As histórias têm personagens.
- Elaborar com as crianças uma lista organizada por media das personagens das histórias apresentadas.
Exemplo:
Livro |
Álbum |
Revista |
Filme de animação |
Anúncio(Um Bongo) |
Sérietelevisiva(ZigZag) |
|
|
|
|
|
|
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 3. Emite opiniões sobre o conteúdo de filmes, jogos ou outros produtos mediáticos. Atitudes/ Valores: 2. Demonstra espírito crítico face aos media. 7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media. |
|
Articulação curricular possível Orientações curriculares para a Educação Pré-escolar |
|
Recursos
|
|
Observações Na sequência desta atividade pode realizar-se a proposta disponível em Pré-escolar: As nossas personagens favoritas |