|
Desenvolvimento Identificação de publicidade e dos seus objetivos em diferentes media.
- Projeção e exploração de imagens reais e de anúncios publicitários de um mesmo objeto/ cenário (por exemplo, fotografia real e fotografia inserida num anúncio publicitário de uma floresta) para que as crianças compreendam a diferença entre as imagens reais e as que fazem parte de anúncios.
- Repetição do exercício com outros objetos/ cenários para que as crianças identifiquem as imagens que são reais e as que estão integradas em anúncios e proponham outros exemplos.
- Dialogar com as crianças para:
- Aferir onde veem publicidade;
(por exemplo na televisão, online, no cinema antes dos filmes, em jornais e revistas, na rádio, em placares, …);
-
- Identificar os objetivos dos anúncios (levar-nos a comprar, ou a fazer alguma coisa) e o que veem nos anúncios que lhes são destinados;
(brinquedos, cereais, sumos, chocolates, roupas, videojogos, programas de televisão, …).
-
- Explicar o que é uma marca, mostrando um par de imagens para ilustrar.
(Por exemplo a fotografia de um copo de leite e outra com um copo de leite associado a uma marca; o produto é leite mas existe leite de marcas diferentes).
- Projeção de imagens para que as crianças identifiquem as que se referem a marcas.
- Diálogo com as crianças sobre personagens de banda desenhada e desenhos animados para que percebam que a publicidade para crianças também usa personagens desse tipo.
- Projeção de imagens de personagens de banda desenhada/ desenhos animados e personagens ligadas aos cereais para ilustrar o que foi dito e permitir às crianças a identificação das que estão relacionadas com uma marca.
- Tomando como referência filmes de animação e anúncios publicitários em vídeo, preencher, com a colaboração das crianças, uma tabela com as diferenças encontradas.
- Explorar um anúncio com filme de animação (exemplo disponível em recursos) que permita concluir que:
- Se trata ao mesmo tempo de um anúncio e de um filme com animação que é divertido;
- É feito para nos dar mais vontade de comprar aquele produto;
- É importante saberem disso para não quererem um produto só por causa do anúncio, mas sim pela sua qualidade e preço.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 1. Reconhece os media mais comuns (…). 2. Percebe que os media estão presentes no seu quotidiano. 3. Emite opiniões sobre o conteúdo de filmes, jogos ou outros produtos mediáticos. Atitudes/ Valores: 2. Demonstra espírito crítico face aos media. |