Media | Refletir | Educação Pré-Escolar | Banda desenhada | Filmes | Mensagens mediáticas | Publicidade
Identificação de publicidade e dos seus objetivos em diferentes media.
 
 
 
 

Objetivos

  • Refletir sobre a forma como ocupam os tempos livres.

 

Desenvolvimento

Identificação de publicidade e dos seus objetivos em diferentes media.

  • Projeção e exploração de imagens reais e de anúncios publicitários de um mesmo objeto/ cenário (por exemplo, fotografia real e fotografia inserida num anúncio publicitário de uma floresta) para que as crianças compreendam a diferença entre as imagens reais e as que fazem parte de anúncios.

  • Repetição do exercício com outros objetos/ cenários para que as crianças identifiquem as imagens que são reais e as que estão integradas em anúncios e proponham outros exemplos.

  • Dialogar com as crianças para:
    • Aferir onde veem publicidade;
(por exemplo na televisão, online, no cinema antes dos filmes, em jornais e revistas, na rádio, em placares, …);

    • Identificar os objetivos dos anúncios (levar-nos a comprar, ou a fazer alguma coisa) e o que veem nos anúncios que lhes são destinados;
(brinquedos, cereais, sumos, chocolates, roupas, videojogos, programas de televisão, …). 

    • Explicar o que é uma marca, mostrando um par de imagens para ilustrar.
(Por exemplo a fotografia de um copo de leite e outra com um copo de leite associado a uma marca; o produto é leite mas existe leite de marcas diferentes).

  • Projeção de imagens para que as crianças identifiquem as que se referem a marcas.

  • Diálogo com as crianças sobre personagens de banda desenhada e desenhos animados para que percebam que a publicidade para crianças também usa personagens desse tipo. 

  • Projeção de imagens de personagens de banda desenhada/ desenhos animados e personagens ligadas aos cereais para ilustrar o que foi dito e permitir às crianças a identificação das que estão relacionadas com uma marca.

  • Tomando como referência filmes de animação e anúncios publicitários em vídeo, preencher, com a colaboração das crianças, uma tabela com as diferenças encontradas.

  • Explorar um anúncio com filme de animação (exemplo disponível em recursos) que permita concluir que:
    • Se trata ao mesmo tempo de um anúncio e de um filme com animação que é divertido;
    • É feito para nos dar mais vontade de comprar aquele produto;
    • É importante saberem disso para não quererem um produto só por causa do anúncio, mas sim pela sua qualidade e preço.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Reconhece os media mais comuns (…).
2. Percebe que os media estão presentes no seu quotidiano.    
3. Emite opiniões sobre o conteúdo de filmes, jogos ou outros produtos mediáticos.

Atitudes/ Valores:

2. Demonstra espírito crítico face aos media.

 

Articulação curricular possível

Orientações curriculares para a Educação Pré-escolar

 

 

Recursos

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard