Media | Refletir | Produzir | Educação Pré-Escolar | Jornais | Rádio | Notícias 
Atividade para conhecimento dos principais media com visitas a jornais/ rádios.
 
 
 
 

Objetivos

  • Conhecer e identificar os media.
  • Aprender a decidir e justificar os seus gostos e preferências.
  • Desenvolver a comunicação oral.

 

Desenvolvimento

Atividade para conhecimento dos principais media com visitas a jornais/ rádios.

1.º Momento (desafio a ser trabalhado pelo educador) - seleção do livro preferido.

  • Brainstorming sobre os livros que se leram ao longo de um mês;
  • Registar, em papel cenário, todos os títulos, verificando se as crianças recordam os títulos lidos;
  • Registar, em papel cenário, os títulos dos livros mais votados, percebendo quais os preferidos das crianças e como verbalizam (ou não) o motivo da escolha;
  • Registar as frases das crianças sobre os livros eleitos e, em cada frase, mencionar o nome da criança que a proferiu (reforçando questões de autoria).

2.º Momento (na biblioteca) - procura dos títulos selecionados.

  • Procurar nas estantes os livros selecionados;
  • Comparar títulos e autores;
  • Propor ao grupo a possibilidade de recomendar aos colegas, amigos e pais, a leitura destes livros fantásticos;
  • Provocar o debate: Onde? No Jornal? Na TV? No computador? 
  • Levantar as várias possibilidades… (rádio local, jornal local ou computador).

3.º Momento (desafio conduzido pelo educador) - visitas ao meio local: jornal e rádio. 

  •  Visitar a rádio e jornal locais;
  • Registar, em grande grupo e através do desenho e da escrita, o que foi sendo descoberto. Diferença entre os media. O que é necessário para fazer a notícia…no jornal e na rádio (debate de ideias).

4.º Momento (na biblioteca) - decisão sobre a forma de fazer a notícia.

  • Registar a decisão sobre o formato de publicação.
  • Planificar as ações a desenvolver:
    • Recordar as regras para a elaboração de notícia;      
    • Recapitular os motivos para a escolha dos livros propostos como leitura aos amigos, pais…

  • Produzir a notícia:

    • Opção A:
      • Gravar em podcast as mensagens das crianças referentes aos livros a sugerir;
      • Editar em mp3.

    • Opção B:
      • Escrever em processador de texto as ideias de cada criança;
      • Mencionar em cada frase o nome do autor;
      • Criar uma pasta com os textos.

  • Enviar a notícia para a rádio/ imprensa local.
  • Dar conhecimento aos pais das formas de acesso às notícias produzidas.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Reconhece os media mais comuns;
5. Utiliza as funcionalidades básicas de ferramentas digitais para comunicar.
6. Exprime gostos e preferências pessoais em relação a produtos mediáticos.
7. Conhece (…) regras que orientam comportamentos em relação aos media.

Atitudes/ Valores:

1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media.
5. Age de forma cívica e empenhada nos contextos mediáticos em que participa.
7. Colabora com os outros enquanto (…) produtor de media.

 

Articulação curricular possível

Orientações curriculares para a Educação Pré-escolar

 

 

Recursos

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard