|
Desenvolvimento Atividade para conhecimento dos principais media com visitas a jornais/ rádios. 1.º Momento (desafio a ser trabalhado pelo educador) - seleção do livro preferido.
- Brainstorming sobre os livros que se leram ao longo de um mês;
- Registar, em papel cenário, todos os títulos, verificando se as crianças recordam os títulos lidos;
- Registar, em papel cenário, os títulos dos livros mais votados, percebendo quais os preferidos das crianças e como verbalizam (ou não) o motivo da escolha;
- Registar as frases das crianças sobre os livros eleitos e, em cada frase, mencionar o nome da criança que a proferiu (reforçando questões de autoria).
2.º Momento (na biblioteca) - procura dos títulos selecionados.
- Procurar nas estantes os livros selecionados;
- Comparar títulos e autores;
- Propor ao grupo a possibilidade de recomendar aos colegas, amigos e pais, a leitura destes livros fantásticos;
- Provocar o debate: Onde? No Jornal? Na TV? No computador?
- Levantar as várias possibilidades… (rádio local, jornal local ou computador).
3.º Momento (desafio conduzido pelo educador) - visitas ao meio local: jornal e rádio.
- Visitar a rádio e jornal locais;
- Registar, em grande grupo e através do desenho e da escrita, o que foi sendo descoberto. Diferença entre os media. O que é necessário para fazer a notícia…no jornal e na rádio (debate de ideias).
4.º Momento (na biblioteca) - decisão sobre a forma de fazer a notícia.
- Registar a decisão sobre o formato de publicação.
- Planificar as ações a desenvolver:
- Recordar as regras para a elaboração de notícia;
- Recapitular os motivos para a escolha dos livros propostos como leitura aos amigos, pais…
- Produzir a notícia:
- Opção A:
- Gravar em podcast as mensagens das crianças referentes aos livros a sugerir;
- Editar em mp3.
- Opção B:
- Escrever em processador de texto as ideias de cada criança;
- Mencionar em cada frase o nome do autor;
- Criar uma pasta com os textos.
- Enviar a notícia para a rádio/ imprensa local.
- Dar conhecimento aos pais das formas de acesso às notícias produzidas.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 1. Reconhece os media mais comuns; 5. Utiliza as funcionalidades básicas de ferramentas digitais para comunicar. 6. Exprime gostos e preferências pessoais em relação a produtos mediáticos. 7. Conhece (…) regras que orientam comportamentos em relação aos media. Atitudes/ Valores: 1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media. 5. Age de forma cívica e empenhada nos contextos mediáticos em que participa. 7. Colabora com os outros enquanto (…) produtor de media. |