Media | Conhecer | Educação Pré-Escolar
Jogo para descoberta dos media mais comuns.
|
|
Objetivos
- Reconhecer os media mais comuns.
|
|
Desenvolvimento Jogo para descoberta dos media mais comuns.
- Conversa com as crianças sobre os media que conhecem: televisão; rádio; jornais e revistas impressos; jornais e revistas em linha; redes sociais; videojogos.
- Apresentam-lhes os ícones que, no jogo, vão representar cada medium. Depois de as crianças conhecerem bem os ícones, dá-se início ao jogo, com as crianças sentadas à volta de uma mesa.
- Os docentes colocam o tabuleiro na mesa.
- Cada criança recebe um conjunto de 3 cartas com fotos ou imagens de pessoas usando os media de que falaram.
- A primeira a jogar lança o dado, move o pino e verifica em que ícone calhou.
- Vê as suas cartas e, se tiver alguma que corresponda àquele ícone, mostra-a aos colegas. As restantes crianças conferem se está certa e, em caso afirmativo, a jogadora coloca-a na mesa ao seu lado, virada para cima.
- Se a criança não tiver nenhuma carta que corresponda ao pedido, tem de retirar uma carta do baralho que ficou ao lado do tabuleiro.
- O jogo prossegue e ganha o primeiro a ficar sem cartas.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 1. Reconhece os media mais comuns (imprensa, rádio, televisão, cinema, redes sociais digitais, jogos, ...). |
|
Articulação curricular possível Orientações curriculares para a Educação Pré-escolar |
|
Recursos
- Jogo construído pela biblioteca escolar constituído por:
- cartões grandes com ícones correspondentes a cada um dos media (televisão; rádio; jornais e revistas impressos; jornais e revistas em linha; redes sociais; videojogos);
- tabuleiro com um percurso com imagens dos ícones alternadas;
- 1 dado e tantos pinos quantas as crianças;
- cartas com fotos ou imagens de pessoas usando os vários media em causa.
- Repositórios de imagens
|