|
Desenvolvimento Realização de pesquisas e preparação de uma exposição sobre a importância da língua portuguesa no mundo.
- Em pequeno grupo, os alunos:
- Exploram a página oficial da Comissão Nacional da UNESCO sobre o Dia Mundial da Língua Portuguesa;
- Visionam atentamente o vídeo Dia mundial da língua portuguesa, Spot by Camões.
- Em grande grupo, os alunos:
- Debatem a veracidade das afirmações do vídeo anterior e sobre o que podemos fazer para afirmar cada vez mais a nossa língua no mundo;
- Conversam com os professores sobre o trabalho a realizar e a forma/ ferramenta que vão escolher para o apresentar;
- Formam grupos e atribuem a cada grupo uma das afirmações do vídeo.
- Em pequeno grupo, os alunos:
- Pesquisam informações que permitam provar as afirmações;
- Realizam o seu trabalho, tratando a informação recolhida;
- Elaboram uma exposição virtual com os produtos elaborados;
- Apresentam à turma a exposição preparada, complementando-a com as informações consideradas necessárias.
- O professor bibliotecário agrega todas as exposições produzidas e disponibiliza-as nos canais de comunicação da biblioteca.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 5. Recolhe e seleciona informação em fontes de informação primárias, secundárias e terciárias, incluindo dados e recursos educativos abertos. 6. Extrai, analisa e interpreta a informação, relacionando ideias e contextos de utilização, construindo sentidos e integrando-os no seu sistema de conhecimentos, comportamentos informacionais e valores. 7. Colabora, partilha e discute com os outros os resultados, ideias e conclusões do trabalho realizado, retrocedendo ou avançando no processo de informação, de acordo com as necessidades detetadas. 8. Organiza e representa a informação coligida, usando diferentes métodos e tecnologias para a registar e gerar novo conteúdo a partir dela. Atitudes/ Valores: 3. Mostra resiliência, abertura, flexibilidade e adaptabilidade na procura de informação. 4. Respeita os direitos de autor e conexos. 7. Revela motivação e autoconfiança no uso da informação. |