|
Desenvolvimento Elaboração de notas de rodapé explicativas ou de conteúdo.
- Os docentes:
- Selecionam páginas da obra Alice no País das Maravilhas (sugere-se a escolha de páginas com ilustrações já que que ampliam o entendimento da obra);
- Explicam os diferentes tipos de notas de rodapé;
- Distribuem aos alunos os excertos selecionados para que estes elaborem notas de pé de página ou de rodapé.
- Em pequenos grupos, os alunos:
- Analisam os excertos e selecionam as partes relativamente às quais pretendem fazer anotações.
(extraem significado das imagens, usam organizadores gráficos para registar observações e pensamentos…);
- Criam notas para os conteúdos selecionados, dando informações suplementares consideradas de interesse.
Ex: notas esclarecendo passagens nebulosas, trocadilhos de época, enigmas lógicos; referências à vida pessoal do autor; filmografia elencando adaptações de Alice para o cinema, a televisão e desenhos animados; contextualização desta obra clássica no contexto da Inglaterra vitoriana; comparação com a época atual; etc.
-
- Seguem normas de referenciação e elaboração de notas (ver recursos).
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 6. Extrai, analisa e interpreta a informação, relacionando ideias e contextos de utilização, construindo sentidos e integrando-os no seu sistema de conhecimentos, comportamentos informacionais e valores. 9. Compreende e aplica as normas de proteção e defesa da propriedade intelectual e do copyright, condenando o plágio e o uso ilegal da informação. 10. Sintetiza e exprime as ideias de forma original, fundamentando-as em dados, evidências e informações devidamente referenciados. Atitudes/ Valores: 2. Age de forma metódica e rigorosa. 3. Mostra resiliência, abertura, flexibilidade e adaptabilidade na procura de informação. 4. Respeita os direitos de autor e conexos. 7. Revela motivação e autoconfiança no uso da informação. |