Informação | Produzir | 3.º Ciclo | História | Frisos cronológicos | Operadores booleanos | Validação | Ensino não presencial
Construção de frisos cronológicos para organização da informação e compreensão das temáticas abordadas.
 
 
 
 

Objetivos

  • Seriar, ordenar e comparar factos, acontecimentos, situações, objetos ou processos que proporcionem a explicitação das noções de evolução e multiplicidade temporal.
  • Construir frisos cronológicos comparados que sejam significativos para compreender as sociedades contemporâneas.

 

Desenvolvimento

Construção de frisos cronológicos para organização da informação e compreensão das temáticas abordadas.

  • Disponibilização pelos docentes de:
    • Um guião para validar sítios/ páginas Web (ver recursos);
    • Um guião (texto, vídeo, …) relativo à utilização de imagens disponíveis na internet;
    • Um tutorial sobre utilização de operadores booleanos (ver recursos);
    • Um tutorial sobre a ferramenta selecionada para criação de frisos cronológicos.

  • Constituição de grupos de trabalho e apresentação das temáticas sobre as quais irão pesquisar.

  • Pesquisa e seleção de informação pelos alunos e elaboração de frisos cronológicos.

  • Publicação dos trabalhos produzidos num mural digital.

  • Análise dos diferentes frisos produzidos pelos alunos e votação do melhor friso pelos pares.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

4. Realiza pesquisas avançadas com operadores booleanos e refina-as progressivamente, tendo em conta a autoria, rigor, objetividade e qualidade científica das fontes.
5. Seleciona a informação, reconhecendo a diferença entre fontes de informação primárias e secundárias.
6. Extrai sentido da informação selecionada, formulando hipóteses de interpretação com base em raciocínios indutivos e dedutivos.
8. Combina dados de diferentes fontes, organiza, categoriza e estrutura a informação recolhida.

Atitudes/ Valores:

1. Manifesta espírito de interrogação.
2. Age de forma metódica e rigorosa.
3. Mostra resiliência, abertura, flexibilidade e adaptabilidade na procura de informação.
4. Respeita os direitos de autor e conexos.

 

Articulação curricular possível

9º Ano 
História

 

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