Informação | Pesquisar | Tratar | Produzir | 3.º ciclo | Curadoria
Reflexão sobre os interesses dos alunos, as suas expectativas face ao futuro e as alternativas que têm ao seu dispor para prosseguir estudos.
 
 
 
 

Objetivos

  • Selecionar informação relevante.
  • Refletir sobre o percurso académico a realizar após a finalização do 9.º ano.

 

Desenvolvimento

Reflexão sobre os interesses dos alunos, as suas expectativas face ao futuro e as alternativas que têm ao seu dispor para prosseguir estudos.

  1. O professor bibliotecário, em colaboração com os diretores de turma do 9.º ano e, quando possível, com o Serviço de Psicologia e Orientação em Contexto Escolar, organiza a informação relativa à oferta formativa para o ensino secundário. Para isso pode recorrer a uma ferramenta digital de curadoria de conteúdos que permita a utilização de etiquetas.

  2. Cada turma do 9.º ano recebe um calendário das três sessões “9.ºano… e agora?” agendadas e organizadas pela biblioteca.

  3. Primeira sessão: 
    1. Dinamização de um debate sobre o que os alunos perspetivam para o seu futuro profissional e sobre como isso irá ter reflexo na escolha que vão fazer relativamente ao seu percurso académico no ensino secundário.
    2. Formação de grupos de acordo com as opções dos alunos.
    3. Explicação sobre a ferramenta/ aplicação que foi usada para coligir informação e do modo como esta se encontra organizada (etiquetas) e decisão conjunta com os alunos sobre a forma como irão apresentar o resultado das suas pesquisas.

  4. Segunda sessão:
    1. Consulta por cada grupo, através da aplicação de curadoria utilizada, de toda a informação disponível sobre profissões e as opções que, no ensino secundário, correspondem aos interesses dos elementos do grupo.
    2. Registo da informação mais importante num ficheiro Word ou com recurso a uma aplicação para anotação.
    3. Pesquisa de escolas secundárias, escolas profissionais ou artísticas existentes na sua área de residência e que ofereçam cursos do seu interesse. Exploração dos sítios das escolas. Registo da informação com interesse.
    4. Inclusão dos sítios encontrados na aplicação de curadoria, com atribuição das etiquetas adequadas.

  5. Terceira sessão:
    1. Organização e priorização da informação recolhida.
    2. Preparação por cada aluno da sua apresentação “9.º ano… E agora?”. Esta apresentação pode ser partilhada com a turma e servirá também para que cada um apresente o resultado da pesquisa realizada e as suas opções ao respetivo encarregado de educação.
    3. Conversa com os alunos para balanço destas sessões.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

8. Combina dados de diferentes fontes, organiza, categoriza e estrutura a informação recolhida.
11. Conhece diferentes formatos e ferramentas, selecionando aqueles que melhor se adequam aos conteúdos a apresentar.

Atitudes/ Valores:

2. Age de forma metódica e rigorosa.
3. Mostra resiliência, abertura, flexibilidade e adaptabilidade na procura de informação.

 

Articulação curricular possível

Esta atividade pode ser realizada em articulação com os diretores de turma e com os Serviços de Psicologia e Orientação em Contexto Escolar.

 

Recursos

Observações

Na sequência desta atividade, é possível realizar uma sessão para que os alunos possam apresentar as suas opções aos encarregados de educação e para lhes serem prestados os esclarecimentos de que necessitem.  

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard