Informação | Pesquisar | Tratar | Produzir | 3.º ciclo | Curadoria
Reflexão sobre os interesses dos alunos, as suas expectativas face ao futuro e as alternativas que têm ao seu dispor para prosseguir estudos.
|
|
Objetivos
- Selecionar informação relevante.
- Refletir sobre o percurso académico a realizar após a finalização do 9.º ano.
|
|
Desenvolvimento Reflexão sobre os interesses dos alunos, as suas expectativas face ao futuro e as alternativas que têm ao seu dispor para prosseguir estudos.
- O professor bibliotecário, em colaboração com os diretores de turma do 9.º ano e, quando possível, com o Serviço de Psicologia e Orientação em Contexto Escolar, organiza a informação relativa à oferta formativa para o ensino secundário. Para isso pode recorrer a uma ferramenta digital de curadoria de conteúdos que permita a utilização de etiquetas.
- Cada turma do 9.º ano recebe um calendário das três sessões “9.ºano… e agora?” agendadas e organizadas pela biblioteca.
- Primeira sessão:
- Dinamização de um debate sobre o que os alunos perspetivam para o seu futuro profissional e sobre como isso irá ter reflexo na escolha que vão fazer relativamente ao seu percurso académico no ensino secundário.
- Formação de grupos de acordo com as opções dos alunos.
- Explicação sobre a ferramenta/ aplicação que foi usada para coligir informação e do modo como esta se encontra organizada (etiquetas) e decisão conjunta com os alunos sobre a forma como irão apresentar o resultado das suas pesquisas.
- Segunda sessão:
- Consulta por cada grupo, através da aplicação de curadoria utilizada, de toda a informação disponível sobre profissões e as opções que, no ensino secundário, correspondem aos interesses dos elementos do grupo.
- Registo da informação mais importante num ficheiro Word ou com recurso a uma aplicação para anotação.
- Pesquisa de escolas secundárias, escolas profissionais ou artísticas existentes na sua área de residência e que ofereçam cursos do seu interesse. Exploração dos sítios das escolas. Registo da informação com interesse.
- Inclusão dos sítios encontrados na aplicação de curadoria, com atribuição das etiquetas adequadas.
- Terceira sessão:
- Organização e priorização da informação recolhida.
- Preparação por cada aluno da sua apresentação “9.º ano… E agora?”. Esta apresentação pode ser partilhada com a turma e servirá também para que cada um apresente o resultado da pesquisa realizada e as suas opções ao respetivo encarregado de educação.
- Conversa com os alunos para balanço destas sessões.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 8. Combina dados de diferentes fontes, organiza, categoriza e estrutura a informação recolhida. 11. Conhece diferentes formatos e ferramentas, selecionando aqueles que melhor se adequam aos conteúdos a apresentar. Atitudes/ Valores: 2. Age de forma metódica e rigorosa. 3. Mostra resiliência, abertura, flexibilidade e adaptabilidade na procura de informação. |
|
Articulação curricular possível Esta atividade pode ser realizada em articulação com os diretores de turma e com os Serviços de Psicologia e Orientação em Contexto Escolar. |
|
Recursos
|
|
Observações Na sequência desta atividade, é possível realizar uma sessão para que os alunos possam apresentar as suas opções aos encarregados de educação e para lhes serem prestados os esclarecimentos de que necessitem. |