Informação | Tratar | 3.º Ciclo | Transdisciplinar | Pesquisa avançada | Operadores booleanos | Ensino não presencial | Bibliodesafios
Treino de competências de pesquisa na Web.
 
 
 
 

Objetivos

  • Conhecer mecanismos de pesquisa avançada.
  • Conhecer diversas ferramentas Google.
  • Exercitar competências de pesquisa na Web.

 

Desenvolvimento

Treino de competências de pesquisa na Web.

  • A biblioteca promove um workshop para alunos e professores sobre pesquisa avançada e sobre algumas ferramentas Google (por exemplo: Maps, Tradutor, Lente).

  • A biblioteca cria uma rubrica na sua página Web ou blogue intitulada “Uma pergunta por dia”, que será um desafio envolvendo a pesquisa na Web para encontrar a resposta à pergunta. Antes do lançamento da 1.ª pergunta os alunos devem frequentar o workshop mencionado no ponto anterior.

  • O professor bibliotecário publica diariamente uma pergunta.
     
  • Os alunos que queiram participar terão de usar estratégias de pesquisa no Google para encontrar a resposta. Essa resposta deverá ser dada através de um formulário Google, cuja hiperligação constará junto ao desafio. O formulário deve ter o título do desafio, a data, e cinco campos de preenchimento: nome, ano, turma, nº e resposta.

Alguns exemplos de possíveis perguntas para o desafio:

Qual a editora do livro “Bichos” de Miguel Torga, que tem na capa um burro, um corvo e um galo?
Imagina que fizeste uma grande viagem. Quando chegaste a Portugal tinhas na carteira 120 yens japoneses e 200 rands sul-africanos. Ao trocá-los por euros, quanto obtiveste?
Qual o nome e o comprimento do rio que banha Viena e Budapeste?
Como se chama uma ave usada para pescar e porque fica de asas abertas quando poisa?
Recebeste esta mensagem no Whatsapp: “Nazvat ću te kad bude 10 sati noću”. A que horas te vão telefonar?

  • No final da semana ou quinzena, serão revelados os três pesquisadores mais eficientes.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

2. Explora uma variedade de termos de pesquisa para obter informação mais específica.
3. Define uma metodologia de pesquisa, selecionando ferramentas e alargando o leque das fontes de informação (impressas ou digitais) a que acede.

Atitudes/ Valores:

3. Mostra resiliência, abertura, flexibilidade e adaptabilidade na procura de informação.

 

Articulação curricular possível

3.º Ciclo
Transdisciplinar 

 

Recursos

Observações

  1. Esta atividade pode ser promovida pela biblioteca e realizada pelos alunos autonomamente, ou curricularmente de forma articulada entre a biblioteca e a sala de aula, concentrando-se as perguntas em temáticas da disciplina em causa.

  2. Para aceder à pesquisa avançada do Google, deve inserir-se o termo de pesquisa e, de seguida, clicar na roda dentada que se encontra em cima, à direita e selecionar pesquisa avançada.

  3. As principais ferramentas Google encontram-se no quadrado com pequenos pontos no canto superior direito da página de entrada.
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard