Informação | Pesquisar | Tratar | Produzir |2.º Ciclo | Ciências Naturais | Murais digitais | Validação
Validação de páginas web e seleção e apresentação de informação seguindo um modelo pré-estabelecido.
 
 
 
 

Objetivos

  • Pesquisar informação.
  • Relacionar as características (forma do corpo, revestimento, órgãos de locomoção) de diferentes animais com o meio onde vivem.
  • Apresentar os resultados da pesquisa.

 

Desenvolvimento

Validação de páginas web e seleção e apresentação de informação seguindo um modelo pré-estabelecido.

  • Criação/ adaptação pelos docentes de:
    • Um guião para validar sítios/ páginas web (ver recursos);
    • Um guião (texto, vídeo, …) relativo à utilização de imagens disponíveis na internet;
    • Um modelo de apresentação (Bilhete de Identidade) a usar por todos os alunos.

Questões a incluir (sugestão): foto; nome vulgar; nome científico; habitat; identificação; revestimento; locomoção; alimentação; reprodução; outras informações.

  • Exploração dos guiões disponibilizados.

  • Indicação dos animais a pesquisar por cada aluno/ grupo de alunos.

  • Pesquisa e seleção de informação de acordo com as indicações fornecidas.

  • Preenchimento do Bilhete de Identidade do animal e publicação num mural digital.

  • Divulgação dos trabalhos nos canais de comunicação da biblioteca.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

4. Realiza pesquisas com base nos termos selecionados e avalia as fontes, tendo em conta a sua relevância, autoria e pertinência.
5. Seleciona a informação que melhor responde às questões colocadas sobre o tema, confrontando fontes.
9. Cumpre normas associadas aos direitos de autor.
12. Partilha as aprendizagens realizadas em ambiente tradicional ou usa, com alguma autonomia, ambientes online sugeridos pelo professor para esse efeito.

Atitudes/ Valores:

1. Manifesta espírito de interrogação.
2. Age de forma metódica e rigorosa.

 

Articulação curricular possível

2.º Ciclo
Ciências Naturais 

 

Recursos

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard