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Desenvolvimento Conhecimento e compreensão de episódios da história portuguesa do século XIII.
- Explicação do contexto social e político vivido no reinado de D. Afonso IV, referindo as questões das relações com Castela, do poder das grandes famílias da nobreza e da ameaça que um eventual casamento de Pedro com Inês, oriunda de uma poderosa família nobre castelhana, poderia representar.
- Apresentação da Torre do Tombo a partir do guia Guardar Memórias. Abrir Caminhos….
- Exploração do sítio Web da Torre do Tombo.
- Divisão da turma em pequenos grupos para pesquisa e recolha de informação (texto, imagem, vídeo, …) na bibliografia indicada e em outras fontes.
- Atribuição de uma pergunta a cada grupo.
- Sugestões:
- Quem foi D. Pedro I?
- Quem foi D. Inês de Castro?
- Por que motivo é que D. Afonso IV não aprovava a união entre D. Pedro e D. Inês?
- Por que nome é conhecido o local onde D. Inês foi assassinada?
- Em que ano mandou D. Afonso IV executar D. Inês e porquê?
- Porque é que D. Pedro fez uma declaração solene dizendo que, em 1334 tinha casado com D. Inês?
- Explicação sobre a elaboração de bibliografias e a construção de murais digitais (ver recursos).
- Realização do produto final. Cada grupo:
- Redige as respostas e elabora a bibliografia da informação recolhida (respostas, imagens, vídeos, …);
- Coloca no mural digital a informação e a respetiva bibliografia.
- Divulgação do mural nos canais de comunicação da biblioteca.
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Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 5. Seleciona a informação que melhor responde às questões colocadas sobre o tema, confrontando fontes. 6. Identifica ideias principais, infere e elabora conclusões acerca da informação selecionada. 7. Trabalha colaborativamente com os seus pares, apresentando e defendendo os seus pontos de vista. 8. Estrutura a informação segundo critérios lógicos, cronológicos, hierárquicos ou outros. 9. Cumpre normas associadas aos direitos de autor. 10. Usa as suas próprias palavras, resume, parafraseia, aplica as regras de citação à informação transcrita e elabora bibliografias. Atitudes/ Valores: 2. Age de forma metódica e rigorosa. 3. Mostra resiliência, abertura, flexibilidade e adaptabilidade na procura de informação. 4. Respeita os direitos de autor e conexos. |