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Conhecimento e compreensão de episódios da história portuguesa do século XIII..
 
 
 
 

Objetivos

  • Aprofundar conhecimentos sobre o episódio histórico de D. Pedro e D. Inês de Castro.
  • Pesquisar e selecionar informação de fontes diversas (primárias e secundárias).
  • Elaborar bibliografias.

 

Desenvolvimento

Conhecimento e compreensão de episódios da história portuguesa do século XIII.

  • Explicação do contexto social e político vivido no reinado de D. Afonso IV, referindo as questões das relações com Castela, do poder das grandes famílias da nobreza e da ameaça que um eventual casamento de Pedro com Inês, oriunda de uma poderosa família nobre castelhana, poderia representar.

  • Apresentação da Torre do Tombo a partir do guia Guardar Memórias. Abrir Caminhos….

  • Exploração do sítio Web da Torre do Tombo.

  • Divisão da turma em pequenos grupos para pesquisa e recolha de informação (texto, imagem, vídeo, …) na bibliografia indicada e em outras fontes.

  • Atribuição de uma pergunta a cada grupo.
    • Sugestões:
    • Quem foi D. Pedro I?
    • Quem foi D. Inês de Castro?
    • Por que motivo é que D. Afonso IV não aprovava a união entre D. Pedro e D. Inês?
    • Por que nome é conhecido o local onde D. Inês foi assassinada?
    • Em que ano mandou D. Afonso IV executar D. Inês e porquê?
    • Porque é que D. Pedro fez uma declaração solene dizendo que, em 1334 tinha casado com D. Inês?

  • Explicação sobre a elaboração de bibliografias e a construção de murais digitais (ver recursos).

  • Realização do produto final. Cada grupo:
    • Redige as respostas e elabora a bibliografia da informação recolhida (respostas, imagens, vídeos, …);
    • Coloca no mural digital a informação e a respetiva bibliografia.

  • Divulgação do mural nos canais de comunicação da biblioteca.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

5. Seleciona a informação que melhor responde às questões colocadas sobre o tema, confrontando fontes.
6. Identifica ideias principais, infere e elabora conclusões acerca da informação selecionada.
7. Trabalha colaborativamente com os seus pares, apresentando e defendendo os seus pontos de vista.
8. Estrutura a informação segundo critérios lógicos, cronológicos, hierárquicos ou outros.
9. Cumpre normas associadas aos direitos de autor.
10. Usa as suas próprias palavras, resume, parafraseia, aplica as regras de citação à informação transcrita e elabora bibliografias.

Atitudes/ Valores:

2. Age de forma metódica e rigorosa.
3. Mostra resiliência, abertura, flexibilidade e adaptabilidade na procura de informação. 
4. Respeita os direitos de autor e conexos.

 

Articulação curricular possível

5.º ano
História e Geografia de Portugal

 

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