|
Desenvolvimento Trabalho de projeto baseado na pesquisa de informação com vista à resolução de problemas identificados e á identificação de práticas de redução, reutilização e reciclagem.
- Introdução da temática.
- Brainstorming para identificação de questões a investigar.
- Em grupos:
- Planificação dos trabalhos a realizar (elaboração de cartaz; produção de notícia; redação de uma carta dirigida à direção, sugerindo ações a tomar com vista à gestão do lixo produzido na escola; relato da situação local no que respeita às questões da reciclagem);
- Inventariação de fontes de informação (documentos impressos, pais, responsáveis locais pela gestão e reciclagem de resíduos, Internet …);
- Pesquisa e organização da informação;
- Elaboração dos trabalhos.
- Apresentação dos trabalhos à turma.
- Reflexão individual e coletiva sobre as atividades e os trabalhos.
- Publicação dos trabalhos nos canais de comunicação da biblioteca.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 4. Realiza pesquisas simples previamente programadas, avaliando as fontes de acordo com a relevância e a autoria. 5. Seleciona a informação que melhor responde às questões colocadas sobre o tema. 6. Identifica ideias principais, realizando inferências e explorando o sentido global da informação selecionada. 8. Ordena e regista a informação, estruturando-a de acordo com uma sequência lógica. 11. Reflete conjuntamente sobre o melhor formato para a apresentação do que produziu — escrita, visual ou multimédia — usando ferramentas digitais ou outras previamente selecionadas. 12. Partilha as aprendizagens realizadas, num ambiente tradicional ou em espaços online preparados pelo professor. 13. Verifica conjuntamente o cumprimento das tarefas e os resultados alcançados, refletindo sobre o que deve mudar. Atitudes/ Valores: 2. Age de forma metódica e rigorosa. 3. Mostra resiliência, abertura, flexibilidade e adaptabilidade na procura de informação. 5. Demonstra iniciativa e criatividade na resolução de problemas. |