Informação | 1.º Ciclo | Pesquisar | Tratar | Produzir | Estudo do Meio | Brainstorming | Cartazes | Guiões de pesquisa
Trabalho de projeto baseado na pesquisa de informação com vista à resolução de problemas identificados e à identificação de práticas de redução, reutilização e reciclagem.
 
 
 

Objetivos

  • Inventariar problemáticas relacionadas com a poluição provocada pelo lixo e perspetivar soluções que enfrentem esse problema.

  • Pesquisar, selecionar e produzir informação pertinente acerca do problema em estudo.

  • Desenvolver a consciência e responsabilidade social através da reflexão e análise crítica do problema.

 

Desenvolvimento

Trabalho de projeto baseado na pesquisa de informação com vista à resolução de problemas identificados e á identificação de práticas de redução, reutilização e reciclagem.

  • Introdução da temática.

  • Brainstorming para identificação de questões a investigar.

  • Em grupos: 
    • Planificação dos trabalhos a realizar (elaboração de cartaz; produção de notícia; redação de uma carta dirigida à direção, sugerindo ações a tomar com vista à gestão do lixo produzido na escola; relato da situação local no que respeita às questões da reciclagem);
    • Inventariação de fontes de informação (documentos impressos, pais, responsáveis locais pela gestão e reciclagem de resíduos, Internet …);
    • Pesquisa e organização da informação;
    • Elaboração dos trabalhos.

  • Apresentação dos trabalhos à turma.

  • Reflexão individual e coletiva sobre as atividades e os trabalhos.

  • Publicação dos trabalhos nos canais de comunicação da biblioteca.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

4. Realiza pesquisas simples previamente programadas, avaliando as fontes de acordo com a relevância e a autoria.
5. Seleciona a informação que melhor responde às questões colocadas sobre o tema.
6. Identifica ideias principais, realizando inferências e explorando o sentido global da informação selecionada.
8. Ordena e regista a informação, estruturando-a de acordo com uma sequência lógica.
11. Reflete conjuntamente sobre o melhor formato para a apresentação do que produziu — escrita, visual ou multimédia — usando ferramentas digitais ou outras previamente selecionadas.
12. Partilha as aprendizagens realizadas, num ambiente tradicional ou em espaços online preparados pelo professor.
13. Verifica conjuntamente o cumprimento das tarefas e os resultados alcançados, refletindo sobre o que deve mudar.

Atitudes/ Valores:

2. Age de forma metódica e rigorosa.
3. Mostra resiliência, abertura, flexibilidade e adaptabilidade na procura de informação.
5. Demonstra iniciativa e criatividade na resolução de problemas.

 

Articulação curricular possível

1.º Ciclo

 

Recursos

Observações

Para organizar e documentar os processos/ atividades pode ser criado um espaço de partilha em linha (mural digital, drive, blogue…).

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard