Informação | Pesquisar | Tratar | 1.º Ciclo | Brainstorming
Exploração de uma história contada em diferentes linguagens e aprofundamento de conhecimentos sobre o bailado.
|
|
Objetivos
- Compreender que o bailado clássico é uma forma criativa de contar uma história através da música e do movimento.
- Identificar novos objetos, conceitos e vocábulos relacionados com o mundo da música e do bailado clássicos.
- Conhecer a obra O Lago dos Cisnes.
- Pesquisar, organizar e representar informação.
- Desenvolver a linguagem verbal e não-verbal para exprimir ideias, sentimentos e ações.
- Contactar com exemplos de música e de bailado clássicos.
|
|
Desenvolvimento Exploração de uma história contada em diferentes linguagens e aprofundamento de conhecimentos sobre o bailado.
- Brainstorming sobre as diferentes formas de arte (questões orientadoras):
- Podem indicar duas ou três formas de arte diferentes?
- Que tipo de arte há nas bibliotecas?
- Como é que se chamam os artistas que criam histórias?
- Sabem que é possível contar histórias sem usar palavras?
- Apresentação de desafios que suscitem novas interrogações e conduzam à procura de mais conhecimento através da exploração e experimentação de códigos diferentes:
- Jogo simbólico – os docentes comunicam com os alunos sem usar palavras (gestos, expressões …) pedindo-lhes que traduzam por palavras o que foi transmitido (fingem chorar, estar zangados, frustrados, felizes, …). A seguir, pedem a uma parte da turma que tente expressar e comunicar sentimentos, ações, uma pequena narrativa … através de gestos, movimentos ou mímica e à outra parte que tente descobrir o que está a ser comunicado.
- Explicação do bailado enquanto forma de arte em que os bailarinos contam histórias com os seus corpos e movimentos.
- Leitura e exploração do conto O Lago do Cisnes:
- Identificação pelos alunos das principais personagens e das suas atividades/ ações;
- Sistematização dessa informação numa tabela contendo o nome das personagens principais (o jovem príncipe Siegfried; a rainha-mãe; Odete, a rainha dos cisnes; o feiticeiro Rothbart; Odile, a filha do feiticeiro disfarçada de Odete).
- Visionamento e exploração de excertos do bailado O Lago dos Cisnes, de Pyotr Ilyich Tchaikovsky:
- Diálogo sobre a relação dos sons, dos cenários, das cores e dos movimentos dos bailarinos com os acontecimentos que procuram expressar.
- Pesquisa de informação (texto, imagens, vídeos), em livros informativos e sítios da Internet, sobre bailado (questões orientadoras):
- O que é o bailado;
- Vestuário e adereços utilizados pelos bailarinos de ballet clássico;
- Bailarinos famosos nacionais e estrangeiros;
- Formação dos bailarinos: estudos e escolas que frequentam;
- Outras formas de bailado/ dança.
- Publicação da informação num mural digital.
- Divulgação do mural nos canais de comunicação da biblioteca escolar.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 1. Enuncia os conhecimentos que já tem sobre o tema e coloca questões. 4. Realiza pesquisas simples, previamente programadas, avaliando as fontes, de acordo com a sua relevância e autoria. 5. Seleciona a informação que melhor responde às questões colocadas sobre o tema. 8. Ordena e regista a informação, estruturando-a de acordo com uma sequência lógica. 12. Partilha as aprendizagens realizadas, num ambiente tradicional ou em espaços online preparados pelo professor. Atitudes/ Valores: 3. Mostra resiliência, abertura, flexibilidade e adaptabilidade na procura de informação. 5. Demonstra iniciativa e criatividade na resolução de problemas. |
|
Articulação curricular possível 1.º Ciclo |
|
Recursos
|
|
Observações Recurso para a conceção e enriquecimento da atividade: Prima Princessa -Teacher guides for introducing classic ballets for grades preschool to 5th grade
|