| 
    
       
        Informação | Pesquisar | Tratar | Produzir | Educação Pré-Escolar | Brainstorming | E-books | Mapas mentais
         
        
         
          
           
            Compreensão do processo de pesquisa, organização e apresentação de informação (criação de um e-book ).
           
            
           
            
           
         
        | 
 
     
     |   | Objetivos 
       Possibilitar a leitura e a produção de textos informativos.Aprender a procurar informações em várias fontes.Aprender a organizar a informação.Aprender algumas características de textos informativos.Adquirir conhecimento acerca dos mamíferos e insetos. 
 | 
 
     
     |   | DesenvolvimentoCompreensão do processo de pesquisa, organização e apresentação de informação (criação de um e-book).  
       Identificação dos mamíferos e insetos que as crianças conhecem: 
         
         Brainstorming e registo dos mamíferos e insetos identificados;Eleição daqueles que gostariam de tratar (ex.: o lobo e a borboleta).
 
  
       Formulação de perguntas que orientem a procura de mais conhecimento: 
         
         Identificação e registo dos conhecimentos das crianças relativos ao lobo e à borboleta;Formulação e registo de novas questões para obter outros conhecimentos;Identificação de fontes para realização das pesquisas.
 
Indução da procura e organização da informação. Em pequenos grupos: 
         
         Distribuição de perguntas por assunto (categorias) (ex.: como é o seu corpo? Como vivem? como nascem? como comunicam? …) para ajudar a organizar as ideias e a informação;Procura das respostas em livros, jornais, revistas e sítios em linha (cuja organização é previamente explicada);Preservação da informação recolhida (digitalização, impressão, gravação de ficheiros, hiperligações …).
 
  
       Partilha, em grande grupo, da informação recolhida, expondo-a num mural e organizando-a em mapas mentais e/ou esquemas comparativos.Redação, edição e publicação do e-book com as as descobertas: 
         
         Recuperação da informação sobre a constituição e organização de livros informativos;Redação e registo do texto final;Seleção das imagens/ ilustrações;Listagem das fontes/bibliografia;Criação do índice e escolha do título;Edição do e-book (ver recursos);Reflexão sobre o trabalho realizado e o e-book criado;Publicação nos canais de comunicação da biblioteca. 
 | 
 
     
     |   | Aprendizagens AcBEConhecimentos/ Capacidades: 1. Coloca questões acerca de um tema.4. Recolhe informação a partir de livros, imagens e jornais.
 8. Representa, gráfica e oralmente, a informação.
 12. Partilha os conhecimentos adquiridos.
 13. Avalia o trabalho efetuado.
 Atitudes/ Valores: 5. Demonstra iniciativa e criatividade na resolução de problemas. 
 | 
 
     
     |   | Articulação curricular possívelOrientações curriculares para a Educação Pré-escolar 
 | 
 
     
     |   | RecursosFerramentas digitais para criação de e-books   
 |