Informação | Pesquisar | Tratar | Produzir | Educação Pré-Escolar | Brainstorming | E-books | Mapas mentais
Compreensão do processo de pesquisa, organização e apresentação de informação (criação de um e-book).
 
 
 
 
 

Objetivos

  • Possibilitar a leitura e a produção de textos informativos.
  • Aprender a procurar informações em várias fontes.
  • Aprender a organizar a informação.
  • Aprender algumas características de textos informativos.
  • Adquirir conhecimento acerca dos mamíferos e insetos.

 

Desenvolvimento

Compreensão do processo de pesquisa, organização e apresentação de informação (criação de um e-book).

  • Identificação dos mamíferos e insetos que as crianças conhecem:
    • Brainstorming e registo dos mamíferos e insetos identificados;
    • Eleição daqueles que gostariam de tratar (ex.: o lobo e a borboleta).

  • Formulação de perguntas que orientem a procura de mais conhecimento:
    • Identificação e registo dos conhecimentos das crianças relativos ao lobo e à borboleta;
    • Formulação e registo de novas questões para obter outros conhecimentos;
    • Identificação de fontes para realização das pesquisas.

  • Indução da procura e organização da informação. Em pequenos grupos:
    • Distribuição de perguntas por assunto (categorias) (ex.: como é o seu corpo? Como vivem? como nascem? como comunicam? …) para ajudar a organizar as ideias e a informação;
    • Procura das respostas em livros, jornais, revistas e sítios em linha (cuja organização é previamente explicada);
    • Preservação da informação recolhida (digitalização, impressão, gravação de ficheiros, hiperligações …).

  • Partilha, em grande grupo, da informação recolhida, expondo-a num mural e organizando-a em mapas mentais e/ou esquemas comparativos.
  • Redação, edição e publicação do e-book com as as descobertas:
    • Recuperação da informação sobre a constituição e organização de livros informativos;
    • Redação e registo do texto final;
    • Seleção das imagens/ ilustrações;
    • Listagem das fontes/bibliografia;
    • Criação do índice e escolha do título;
    • Edição do e-book (ver recursos);
    • Reflexão sobre o trabalho realizado e o e-book criado;
    • Publicação nos canais de comunicação da biblioteca.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Coloca questões acerca de um tema.
4. Recolhe informação a partir de livros, imagens e jornais.
8. Representa, gráfica e oralmente, a informação.
12. Partilha os conhecimentos adquiridos.
13. Avalia o trabalho efetuado.

Atitudes/ Valores:

5. Demonstra iniciativa e criatividade na resolução de problemas.

 

Articulação curricular possível

Orientações curriculares para a Educação Pré-escolar

 

Recursos

Ferramentas digitais para criação de e-books  

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard