Informação | Pesquisar | Tratar | Produzir | Educação Pré-Escolar | Brainstorming | E-books | Mapas mentais
Compreensão do processo de pesquisa, organização e apresentação de informação (criação de um e-book).
|
|
Objetivos
- Possibilitar a leitura e a produção de textos informativos.
- Aprender a procurar informações em várias fontes.
- Aprender a organizar a informação.
- Aprender algumas características de textos informativos.
- Adquirir conhecimento acerca dos mamíferos e insetos.
|
|
Desenvolvimento Compreensão do processo de pesquisa, organização e apresentação de informação (criação de um e-book).
- Identificação dos mamíferos e insetos que as crianças conhecem:
- Brainstorming e registo dos mamíferos e insetos identificados;
- Eleição daqueles que gostariam de tratar (ex.: o lobo e a borboleta).
- Formulação de perguntas que orientem a procura de mais conhecimento:
- Identificação e registo dos conhecimentos das crianças relativos ao lobo e à borboleta;
- Formulação e registo de novas questões para obter outros conhecimentos;
- Identificação de fontes para realização das pesquisas.
- Indução da procura e organização da informação. Em pequenos grupos:
- Distribuição de perguntas por assunto (categorias) (ex.: como é o seu corpo? Como vivem? como nascem? como comunicam? …) para ajudar a organizar as ideias e a informação;
- Procura das respostas em livros, jornais, revistas e sítios em linha (cuja organização é previamente explicada);
- Preservação da informação recolhida (digitalização, impressão, gravação de ficheiros, hiperligações …).
- Partilha, em grande grupo, da informação recolhida, expondo-a num mural e organizando-a em mapas mentais e/ou esquemas comparativos.
- Redação, edição e publicação do e-book com as as descobertas:
- Recuperação da informação sobre a constituição e organização de livros informativos;
- Redação e registo do texto final;
- Seleção das imagens/ ilustrações;
- Listagem das fontes/bibliografia;
- Criação do índice e escolha do título;
- Edição do e-book (ver recursos);
- Reflexão sobre o trabalho realizado e o e-book criado;
- Publicação nos canais de comunicação da biblioteca.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 1. Coloca questões acerca de um tema. 4. Recolhe informação a partir de livros, imagens e jornais. 8. Representa, gráfica e oralmente, a informação. 12. Partilha os conhecimentos adquiridos. 13. Avalia o trabalho efetuado. Atitudes/ Valores: 5. Demonstra iniciativa e criatividade na resolução de problemas. |
|
Articulação curricular possível Orientações curriculares para a Educação Pré-escolar |
|
Recursos Ferramentas digitais para criação de e-books |