Informação | Pesquisar | Tratar | Produzir | Educação Pré-Escolar | Brainstorming | Mapas mentais | Murais digitais
Pesquisa e organização de informação sobre polvos.
|
|
Objetivos
- Aprender a procurar informações em várias fontes.
- Aprender a organizar a informação.
- Adquirir conhecimentos acerca do polvo.
|
|
Desenvolvimento Pesquisa e organização de informação sobre polvos.
- Identificação dos animais marinhos que as crianças conhecem:
- Brainstorming e registo dos animais identificados;
- Identificação e registo dos conhecimentos das crianças relativos ao polvo.
- Leitura em voz alta da obra O polvo coceguinhas e/ ou visualização do vídeo O polvo.
- Formulação de perguntas que orientem a procura de mais conhecimento.
ex.: Como é o seu corpo? Como vivem? Como nascem? Como comunicam? São inteligentes?...
- Distribuição de perguntas por assunto para ajudar a organizar as ideias e a informação.
- Procura das respostas em vídeos (ver recursos), livros, sítios em linha …
- Preservação da informação recolhida (digitalização, impressão, gravação de ficheiros, hiperligações ...);
- Exposição da informação recolhida num mural (físico ou digital) e organização da mesma em mapas mentais.
Com a informação recolhida pode ser elaborado um e-book, criada a letra de uma canção,…. |
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 1. Coloca questões acerca de um tema. 4. Recolhe informação a partir de livros, imagens (…). 5. Escolhe imagens, sons e palavras; organiza-os e regista-os, de forma apoiada. 6. Exprime ideias a partir do material recolhido. 8. Representa, gráfica e oralmente, a informação. Atitudes/ Valores: 1. Manifesta espírito de interrogação. 5. Demonstra iniciativa e criatividade na resolução de problemas. |
|
Articulação curricular possível Orientações curriculares para a Educação Pré-escolar |
|
Recursos
|
|
Observações Para os mais atrevidos, sugere-se mostrar às crianças um polvo verdadeiro (por exemplo, visita a um mercado ou peixaria local). |