Esta atividade foi implementada na Escola Básica da Venda do Pinheiro, Mafra.


Os alunos entram e começam por depositar um voto numa urna como resposta à questão: "Os políticos têm em conta a minha opinião?"

Avançam para um "dicionário de eleições" através de Mentimeter 1, com nuvem de palavras que reúne propostas da turma.

Conversa-se em torno do que os alunos escreveram e de outras questões que se vão levantando.

Segue-se apresentação do boletim de voto do círculo eleitoral de Lisboa.

Depois lemos um artigo da "Visão Júnior" (janeiro, 2022) para sistematizar o processo referente às eleições legislativas.

Terminamos falando acerca da abstenção e visualizamos exemplos da campanha #NãoVotesNão! 2, sempre apelando à reflexão e ao questionar.

Havendo tempo, contamos os votos da turma, com ajudantes (percebendo se há votos nulos) e convidando os alunos a deixarem sugestões dos problemas que mais afetam os jovens.

Pelo meio vemos o vídeo #paradetequeixar 3.

Referências

  1. (2012). Engage your audience & eliminate awkward silences. https://www.mentimeter.com/
  2. Instituto +Liberdade. (2022). #NãoVotesNão! https://naovotesnao.pt/?playlist=519fb05&video=c9ae495
  3. Sena, D. (2022). #paradetequeixar. https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=aG8hkSqOQps
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard