Bibliotecas > Práticas

TV na Maior

Este projeto da Escola Secundária de Santa Maria Maior, Viana do Castelo consiste na criação de um canal de televisão escolar que transmita noticiários, trabalhos de reportagem, de entrevista e spots promocionais de livros.

O projeto foi desenvolvido numa dinâmica de trabalho colaborativo entre a biblioteca escolar e os docentes/alunos envolvidos, contando com o apoio de dois jornalistas profissionais que estão a ministrar formação aos alunos nas áreas da escrita jornalística e da filmagem, edição de vídeo e sonoplastia.

O trabalho articulado com a biblioteca escolar proporciona aos alunos oportunidades de formação e de aprendizagem nas competências da literacia da informação, da literacia digital e dos média, da leitura e da escrita e, simultaneamente, de desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade e da inovação, da autonomia, da responsabilidade e da atitude segura no uso de ferramentas e ambientes digitais, da resolução de problemas, da comunicação e da colaboração.

O projeto permitirá, assim, aplicar no ensino secundário o Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, promovendo o desenvolvimento de múltiplas competências transversais ao currículo e essenciais para o exercício ativo da cidadania e para a aprendizagem autónoma ao longo da vida. 

Objetivos
1. Desenvolver competências da literacia da informação, da literacia digital e dos média, da leitura e da escrita, de forma articulada.
2. Desenvolver o pensamento crítico, a criatividade, a inovação, a autonomia, a responsabilidade e a atitude segura no uso de ferramentas e ambientes digitais, da resolução de problemas, da comunicação.

Destinatários
Comunidade escolar

Parceria
Ao Norte - Associação de Produção e Animação Audiovisual

Data de início
19.09.2016

_
Contactos
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Podcast
_
Flipboard