Bibliotecas > Práticas

Ciência em linha

Com este projeto, a Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, Vila Nova de Famalicão pretende desenvolver competências ao nível da literacia informativa, tecnológica e digital, através da leitura de livros/ textos/ artigos de natureza científica em suporte digital.

Para o efeito, após seleção da literatura a utilizar pelos professores das diversas áreas disciplinares, nomeadamente Biologia, Físico-Química, Matemática, Português, História, Filosofia e Geografia estes serão disponibilizados em suporte digital aos alunos em dispositivos móveis.

Esta literatura será objeto de leitura e análise orientada à luz dos diversos campos do saber, numa perspetiva compreensiva, crítica e questionadora. Partindo das leituras realizadas os alunos escreverão sobre os textos/ artigos lidos e construirão outros baseados nas leituras feitas, que serão divulgados na comunidade educativa em formato de e-book.

Os docentes envolvidos neste projeto receberam formação na modalidade de oficina, orientada pela diretora e pela consultora do Centro de Formação de Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão.

Os alunos envolvidos constituirão um grupo de pequenos cientistas que receberão formação para aprenderem a rentabilizar o uso destes dispositivos móveis e habilitá-los a desenvolver competências nos seus colegas neste domínio, partindo das suas próprias experiências. As leituras realizadas estarão intimamente relacionadas com os conteúdos programáticos das disciplinas, funcionando como forma de complemento e de enriquecimento das atividades desenvolvidas no contexto da sala de aula.

Objetivos
1. Desenvolver competências ao nível da literacia informativa, tecnológica e digital.
2. Promover a leitura de livros/ textos/ artigos de natureza científica em suporte digital.

Destinatários
Alunos e professores

Parcerias
Centro de Formação de Associação de Escolas de Famalicão

Data de início
09.03.2015

_
Contactos
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Podcast
_
Flipboard