Bibliotecas > Práticas

Medi@dores de Leitura.com

O projeto Medi@dores de leitur@.com pretende capacitar os alunos da Escola Básica Frei Manuel Cardoso, Fronteira para exercerem, junto da sua comunidade, a função de mediadores de leitura.

Pretende-se ensinar o aluno a trabalhar o livro e interpretar imagens e, posteriormente, fazer leituras em toda a parte. Pretende-se que os alunos trabalhem livros em contexto de articulação entre biblioteca escolar e sala de aula e que partilhem o livro e a leitura com a população, assumindo-se esta prática como um programa de leitura intergeracional.

O projeto tem três etapas.
Primeira etapa – os alunos tomarão contacto com o livro e com a imagem, convidando-se ilustradores para trabalhar com os alunos a interpretação e leitura de imagens.
Segunda etapa - os alunos trabalham em contexto de biblioteca escolar /sala de aula os livros e autores escolhidos, lendo, fazendo pesquisas e criando jogos interativos.
Terceira etapa - os alunos partilharão leituras entre turmas e com a Comunidade Educativa, indo ler ao mercado, à Santa Casa da Misericórdia, ao Centro de Convívio, tornando este programa de Medi@dores de leitur@ uma prática de convívio e de promoção de leitura intergeracional.

Com a realização da formação "Medi@dores de Leitura.com" na nossa escola, pretende-se envolver os docentes neste projeto de leitura, através da implementação do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, dando mais sentido e enquadramento às ações desenvolvidas com os alunos.
A atividade “A Leitur@ sai à Rua” é uma prática comum no Agrupamento desde 2011. Neste caso as leituras foram realizadas no âmbito da atividade “Feira de Sabores”, em que a escola se “desloca” para o centro da vila.

Objetivos
1. Trabalhar os livros com os alunos, do ponto de vista da interpretação do texto e imagens e, posteriormente, da leitura em voz alta.
2. Capacitar os alunos para exercerem, junto da sua comunidade, a função de mediadores de leitura.

Destinatários
Comunidade escolar

Parcerias
Município de Fronteira, Biblioteca Municipal

Data de início
17.09.2018

_
Contactos
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Podcast
_
Flipboard