Pré-escolar.


- Valorizar o património imaterial local ao nível da literatura e histórias orais;

- Contribuir para aprendizagens significativas através das histórias tradicionais;

- Identificar, descrever, discutir, formular hipóteses e sínteses sobre as experiências vividas;

- Ajudar a entender o que nos rodeia e o que nos une em comunidade, reforçando laços e promovendo a socialização.


Pretende-se fazer uma recolha de contos e histórias da tradição oral, junto de familiares dos alunos que frequentam a educação pré-escolar, tendo como motivação o conto literário.

Num primeiro momento, partindo da obra, A manta de Isabel Minhós Martins, os alunos são convidados a partilhar experiências sobre as histórias contadas pelos avós e a refletir sobre a importância das memórias e do valor afetivo que transportam.

Tendo em conta que esta atividade apresenta o foco no património cultural e na aproximação entre as crianças e elementos de referência da sua família, os avós serão convidados a vir à escola contar uma história tradicional da sua infância, promovendo a literatura popular e a aproximação entre as gerações.

Envolvendo diferentes áreas curriculares e disciplinas, as histórias serão gravadas em áudio, escritas e ilustradas.

Posteriormente, já com o resultado de todas as tarefas/atividades concluídas, os contos enriquecidos pelas mesmas, serão compilados num livro físico e digital e distribuído/ disponibilizado nas várias escolas do concelho.

A sua divulgação deve ser reconhecida como um recurso didático e pedagógico, útil em diferentes contextos de aprendizagem.


- Obra literária: “A manta”, de Isabel Minhós Martins. http://bibliotecasantiagomaioragr1.blogspot.com/2020/06/uma-historia-por-dia-manta.html

- Edição de som - Programa Audacity;

- Edição da revista digital - https://www.flipsnack.com/;

- Equipamento para gravação de áudio.

- Parcerias: Câmara Municipal de Beja - Projeto Bejaeduca; Centro UNESCO de Beja; Plano Local de Leitura do Concelho de Beja.

 


Estevens, Maria & Centro de Formação Pêro de Alenquer. (2021). Artes e cultura com a biblioteca escolar [Ação de formação]. Lisboa.

Fonte da imagem: Martins, I.; Kono, Y. (2010). A manta. https://www.planetatangerina.com/pt-pt/loja/a-manta/

 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard