Ensino Básico
- Sensibilizar para o problema do lixo que o ser humano produz e liberta para o mar.
- Proporcionar contacto com personalidades locais e nacionais ligadas às questões ambientais.
- Utilizar a arte como forma de expressão, envolvimento e intervenção na comunidade.
Esta atividade propõe-se a articular conteúdos das disciplinas de Estudo do Meio, Expressões Plásticas, Português e Cidadania e Desenvolvimento, para criar objetos artísticos com recurso a materiais recolhidos nas praias.
Etapa 1: Leitura do livro O Dia em que o Mar Desapareceu de José Fanha e introdução ao tema das questões ambientais - Português e Estudo do Meio;
Etapa 2: Visualização de excertos de vídeos sobre a jovem ambientalista Greta Thunberg, salientando o direito e dever de participação das crianças e jovens no espaço público;
Etapa 3: Organização de videoconferência com Ricardo Ramos, conhecido por Xico Gaivota, para observar como ele cria as suas obras com materiais que recolhe nas praias portuguesas;
Etapa 4: Encontro com elemento da organização #FISHINGTHEPLASTIC, no sentido de participar num dia de recolha de plásticos na praia do Furadouro com o apoio dos encarregados de educação;
Etapa 5: Atividade de recolha e triagem de lixo na praia;
Etapa 6: Criação de obras de arte com os materiais recolhidos na praia;
Etapa 7: Exposição das obras criadas pelos alunos.
- Livro "O dia em que o mar despareceu" de José Fanha;
- Excertos de vídeos sobre a viagem do plástico no mar do projeto "Em casa a ver o mar" do Oceanário de Lisboa;
- Excerto de vídeos sobre a biografia de Greta Thunberg;
- Equipamento informático para a(s) videoconferência(s);
- Sacos e luvas para recolha do lixo.
Lopes, Sandra & Centro de Formação Pêro de Alenquer. (2021). Artes e cultura com a biblioteca escolar [Ação de formação]. Lisboa.
Fonte da imagem: Fanha, J. & Gromicho, M.J. (2008). O dia em que o mar desapareceu. https://www.bertrand.pt/livro/o-dia-em-que-o-mar-desapareceu-jose-fanha/170564