3.º Ciclo do Ensino Básico


- Conhecer as raízes e manifestações artísticas, culturais e patrimoniais de Beja;

- Promover a preservação do património;

- Fomentar parcerias ativas e sustentáveis entre o contexto educativo formal e não formal e a comunidade.


O Festival Beja Romana, de Beja, foi criado pela Escola Secundária D. Manuel I do Agrupamento de Escolas n.º 2 de Beja como Prova de Aptidão Profissional do Curso de Turismo e cresceu ao longo dos anos, envolvendo toda a cidade. Hoje é fruto da articulação deste agrupamento de escolas, Câmara Municipal de Beja, Museu Regional de Beja e Edia (Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva). Vai na VI edição, apesar de, devido à pandemia, não se ter realizado em 2020 e 2021.

No contexto da atividade PAX IULIA – Herança romana, o professor Simão Matos criou um filme com os alunos do 7.º A da Escola Básica Mário Beirão sobre o roteiro dos vestígios romanos da cidade.

A biblioteca escolar foi convidada a apoiar e inspirar os alunos na preparação do filme, criando a sessão, De gustibus non est disputandum, sobre o vestuário romano. Criou ainda um jogo, Em Roma Sê Romano, que promove a observação de achados arqueológicos, pinturas e esculturas da época romana.


Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Beja. (2021). Pax Iulia, Herança Romana. https://biblosdmi.wixsite.com/ae2beja/pax-iulia-um-patrimonio-a-preservar

Este é um programa de atividades do Dia Internacional dos Museus, 18 de maio com recursos criados com e pela biblioteca escolar.


Bettencourt, Sandra & Centro de Formação Pêro de Alenquer. (2021). Artes e cultura com a biblioteca escolar [Ação de formação]. Lisboa.

Fonte da imagem: Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Beja. (2021). Pax Iulia, Herança Romana. https://biblosdmi.wixsite.com/ae2beja/pax-iulia-um-patrimonio-a-preservar

 

 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard