Ensino Secundário
- Conhecer a organização do espaço urbano da cidade-quartel de Elvas;
- Conhecer o património local (neste caso, o Museu Militar de Elvas);
- Despertar o sentido estético face à literatura, história, cultura e património.
Esta atividade envolveu a biblioteca escolar e disciplinas de Literatura Portuguesa, Português, História e Geografia e a colaboração do Museu Militar de Elvas.
Por exemplo, numa das salas dedicadas à I Guerra Mundial é lido um excerto da obra A filha do capitão de José Rodrigues dos Santos.
A visita termina na sala Centro Interpretativo do Património, onde os alunos são convidados a fazer uma Leitura da Cidade sobre a organização do espaço urbano (dentro das muralhas) da cidade-quartel de Elvas.
Esta atividade poderá ser feita com alunos de outras áreas disciplinares ou cursos profissionais, envolvendo outras disciplinas e em parceria com outros museus ou Biblioteca Municipal, adequando os textos aos conteúdos expostos nos espaços a visitar.
Fundo documental da biblioteca escolar, Biblioteca do Museu Militar e Biblioteca Municipal de Elvas; computadores com ligação à Internet, livros e fotocopias dos textos.
Azinhais, Maria & Centro de Formação Pêro de Alenquer. (2021). Artes e cultura com a biblioteca escolar [Ação de formação]. Lisboa.
Fonte da imagem: Rodrigues dos Santos, J. (2004). A filha do Capitão. https://www.gradiva.pt/catalogo/14388/a-filha-do-capitao