Objetivos
Desenvolver a literacia mediática a aquisição de competências de cidadania digital e o uso responsável da informação.
Público-Alvo
do 5.º ao 12.º ano – 465 alunos realizaram regularmente as atividades propostas.
Descrição
O “A Páginas Tantas” consistiu no desenvolvimento de uma plataforma digital que agregou uma coletânea de recursos de leitura informativa pensados para o contexto da escola, produzidos colaborativamente pela equipa do projeto e pelos próprios utilizadores.
Para promover uma leitura crítica dos média, foram criteriosamente selecionadas notícias da atualidade nacional e internacional e realizados questionários de compreensão.
Os diretores de turma receberam semanalmente sugestões de leitura específicas, articuladas com as áreas temáticas de Cidadania e Desenvolvimento.
A inclusão, a personalização e o envolvimento dos alunos foram assegurados através da intervenção dos docentes e das estruturas intermédias.
A atividade, que decorreu integralmente num ambiente digital e sem interrupções ao longo de todo o ano letivo, registou 2686 leituras.
Impactos
Maior envolvimento dos alunos nas atividades de leitura promovidas pela biblioteca escolar.
Inserção, de forma controlada e significativa, das tecnologias digitais na modalidade de ensino a distância, através da criação de recursos digitais pensados, produzidos e selecionados para o contexto da escola.
Parceiros
Centro de Formação do Vale do Minho, onde está alojado o site da biblioteca.
Evidências
Como selecionar as notícias
Como detetar notícias falsas
Analisa uma notícia
Cidadania digital na escola