Viajar com a Poesia

AE Camilo Castelo Branco, Vila Nova de Famalicão


Objetivos


Público-Alvo

3 turmas do 9.º ano (75 alunos)


Descrição

A atividade, inserida no projeto «Ver e Ler», resultou de um trabalho interdisciplinar entre as disciplinas de Português e de Educação Visual com a colaboração da Biblioteca Escolar.

Os alunos selecionaram e exploraram, em contexto de leitura orientada, poemas de autores incluídos no Domínio da Educação Literária e outros.

Em Educação Visual, trabalharam os domínios da ilustração e elementos da linguagem visual, fazendo uso de técnicas de comunicação, de instrumentos de registo, de materiais de representação, de tipologias de representação expressiva, como o pop-up ou o 3D. 

A atividade materializou-se numa exposição pública dos trabalhos realizados e na leitura expressiva dos poemas (canal TeleLer).

Impactos

Parceiros
A atividade contou com a colaboração da Fundação Cupertino de Miranda, Vila Nova de Famalicão (Centro Português do Surrealismo - CPS), através da visita de estudo à Torre Literária onde está patente a exposição “Louvor e Simplificação da Literatura Portuguesa” e à exposição permanente do museu: «Pretende-se proporcionar novos olhares e experiências em torno da arte, de forma a estimular a criatividade, o desenvolvimento do pensamento crítico, o respeito pela diversidade e o espírito de equipa.» (in https://www.cupertino.pt/servico-educativo/missao/ ).

 

Evidências

Dizer a poesia https://www.youtube.com/watch?v=sy9pEQAaxzE&list=PLEIOW5sKs94XiBfAmv0nYeKZ1Y8GTXP7y&index=2  

 

 

 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard