Disponibiliza-se o relatório de implementação do Referencial Aprender com a biblioteca escolar em 2020.21.
A recolha de informação relativa à implementação do referencial Aprender com a biblioteca escolar na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário, em 2020-2021, foi feita através de questões disponibilizadas na secção E da Base de Dados RBE.
São esses dados nacionais que agora se divulgam e que, por comparação com os de anos anteriores, serão objeto de reflexão sobre as medidas a tomar no sentido do aprofundamento e sustentabilidade da utilização do referencial. Estes dados reportam-se a um ano excecional uma vez que, devido à pandemia de Covid-19, as escolas funcionaram com muitos condicionalismos nos diferentes regimes que estiveram em vigor (presencial, misto e a distância). Esta situação obrigou a uma permanente reconfiguração das práticas e metodologias de trabalho das bibliotecas escolares.
Considerando os anos letivos 2019-2020 e 2020-2021 e por comparação com o contexto pré-pandémico, constata-se: