AE de Real, Braga

[Integração 2021]

O projeto Leitura pro@tiva é um projeto que centra a sua ação na promoção da leitura, com vista ao desenvolvimento de uma atitude cívica e interventiva e à melhoria do relacionamento interpessoal, social e intercultural dos alunos. É um projeto sentido pela escola e desenvolvido em parceria com os professores e a autarquia local. É coordenado pela BE, considerando as linhas orientadoras dos documentos “Cidadania e Biblioteca Escolar – Pensar e Intervir”, “Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania” e “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”, sendo a leitura o suporte de todas as ações.

O projeto visa aprofundar uma cultura de leitura na comunidade escolar, desenvolver competências de leitura e digitais dos alunos. Conta com a colaboração da educadora social e da coordenação da "Educação para a cidadania e desenvolvimento" do AE, de modo a contribuir a consciência cívica dos alunos, futuros cidadãos ativos. Compreende 3 ações fulcrais: Ler para intervir, interagir e extra(g)ir.

A primeira ação parte da leitura e foca-se em atividades a desenvolver a partir das leituras realizadas, de modo a sensibilizá-los para algumas temáticas de cidadania. Além de atividades de leitura, focar-nos-emos na criação de jogos digitais/aplicações, em colaboração com a “Apps for good”, que possam ser explorados por outros alunos de outros níveis de ensino.

A segunda ação já procura levar os alunos a agir junto dos outros, no seio da comunidade escolar, sensibilizando-os e levando-os a mudar as atitudes. Aqui serão desenvolvidas atividades que envolvam a família.

A terceira ação conta com a ajuda do poder local e as ações desenvolvem-se na e para a comunidade educativa. De um modo geral, o projeto promove a leitura, a escrita, a arte, sendo as temáticas da cidadania o elo de ligação. Nasce no seio da turma, para se estender às outras turmas, aos pais e à comunidade local.

Pela pertinência das temáticas, cada vez mais atuais e "urgentes", cremos que o projeto é, sem dúvida, um catalisador de mudanças.

 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard