AE Fernando Casimiro Pereira da Silva, Rio Maior
[Integração 2021]
O Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva caracteriza-se pelo seu projeto pedagógico inovador, focado na implementação de soluções alternativas que promovam a qualidade das aprendizagens. A missão do agrupamento inclui a criação de uma cultura escolar onde a leitura é assumida como uma competência central para a formação plena dos alunos e demais membros da comunidade educativa.
Nesse sentido, “Leituras com Arte e Emoções” nasceu da necessidade de dar corpo a um programa para diversificar e agregar projetos no âmbito da promoção da leitura no agrupamento, destinados a todos e assumidos por todos, para incrementar, de forma consistente, contínua e integrada, hábitos de leitura e a melhoria das competências de compreensão e expressão, seja na forma oral, escrita ou multimodal, mas também de competências técnicas e socioemocionais.
Este projeto integra várias ações que reforçam a importância da leitura como ferramenta essencial para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos, destacando-se as seguintes:
- INCLUD-ED, uma ação que, entre outras ações educativas implementadas com sucesso, conta com as “Tertúlias Dialógicas Literárias”, que partem da leitura de clássicos da literatura para uma partilha de experiências pessoais e de opiniões. Esta ação tem vindo a ser trabalhada regularmente e tem sido alargada, abarcando outras áreas tais como a música e a arte, permitindo que os alunos expressem as suas emoções e trabalhem a sua criatividade, sentido crítico e estético. A socialização da leitura e a leitura expressiva em voz alta dos textos potenciam a exteriorização das emoções. Esta ação articula-se com o projeto ESABE, em particular com a medida “Atenção à Emoção”, sendo, também, uma forma de articular com as famílias, pois as leituras são em primeira instância realizadas em contexto familiar.
- Oficina do Conhecimento (OC) que, sendo transdisciplinar, serve de base aos cenários integradores de aprendizagem (CIA), agregadores de conteúdos das diversas áreas curriculares, numa aprendizagem transversal e significativa. Os livros, os contos, as histórias constituem pontos de partida para as temáticas a abordar, permitindo melhorar e trabalhar os níveis de literacia da leitura e incrementar o envolvimento dos alunos com outros materiais complementares.
- No Teu Poema, uma ação que pressupõe um trabalho em torno do texto poético: os alunos selecionam e ilustram poemas, explorando-os em diferentes formatos e, posteriormente, gravam-nos em podcasts. O objetivo é incentivar o gosto pela poesia, permitir a apropriação das suas técnicas e recursos na construção dos seus significados e desenvolver a criatividade, as emoções e competências técnicas dos alunos.
Em suma, “Leituras com Arte e Emoções” procura criar um ambiente coletivo favorável, encorajador, motivador e positivo face à leitura, visando não somente o desenvolvimento de hábitos de leitura e de competências técnicas relacionadas com a mesma, mas também o estímulo à expressão criativa e ao desenvolvimento socioemocional. Assume a leitura como ferramenta central para a integração cívica, para a aprendizagem, para a redução das desigualdades sociais e para a realização plena de todos e de cada um.