Este projeto da Escola Básica de Fragata do Tejo, Moita partiu do diagnóstico das dificuldades dos alunos no domínio da escrita e da leitura em voz alta.
Na área da escrita, começou, em regime de experiência, com uma turma de PCA e está agora no quarto ano de implementação, tendo-se alargado às disciplinas de línguas (português, inglês, francês e espanhol) do 3º ciclo. As atividades baseiam-se na colaboração entre a biblioteca escolar e os professores da disciplina, recorrendo-se à ferramenta Strorybird para melhoria da expressão escrita dos alunos. As histórias assim produzidas são divulgadas no blogue da biblioteca.
Na área da leitura em voz alta, o projeto iniciou-se com alunos com Necessidades Educativas Especiais, alargando-se depois a todos os que revelam dificuldades neste domínio.
O projeto é dinamizado em parceria entre a biblioteca e os docentes de português. Para o aperfeiçoamento da leitura dos alunos é utilizado o software gratuito Audacity. Os podcasts assim produzidos são publicados no blogue da biblioteca.
Ambas as estratégias têm contribuído para o progresso dos alunos e têm fomentado a sua autoestima.