Bibliotecas > Práticas

Históri@s e Leitur@s

Este projeto da Escola Básica de Fragata do Tejo, Moita partiu do diagnóstico das dificuldades dos alunos no domínio da escrita e da leitura em voz alta.

Na área da escrita, começou, em regime de experiência, com uma turma de PCA e está agora no quarto ano de implementação, tendo-se alargado às disciplinas de línguas (português, inglês, francês e espanhol) do 3º ciclo. As atividades baseiam-se na colaboração entre a biblioteca escolar e os professores da disciplina, recorrendo-se à ferramenta Strorybird para melhoria da expressão escrita dos alunos. As histórias assim produzidas são divulgadas no blogue da biblioteca.

Na área da leitura em voz alta, o projeto iniciou-se com alunos com Necessidades Educativas Especiais, alargando-se depois a todos os que revelam dificuldades neste domínio.

O projeto é dinamizado em parceria entre a biblioteca e os docentes de português. Para o aperfeiçoamento da leitura dos alunos é utilizado o software gratuito Audacity. Os podcasts assim produzidos são publicados no blogue da biblioteca.
Ambas as estratégias têm contribuído para o progresso dos alunos e têm fomentado a sua autoestima.

Objetivos
1. Incentivar o gosto pela escrita a partir da leitura.
2. Usar diversas ferramentas digitais para partilhar as experiências de leitura.

Destinatários
Alunos

Parceria
Docentes do departamento de línguas

Data de início
25.05.2015

_
Contactos
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Podcast
_
Flipboard