Bibliotecas > Práticas

Investigando na escola

Os alunos do 12º ano de Ciências e Tecnologias, turmas A e B, da Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, Rio Maior, desenvolveram um Domínio de Autonomia Curricular (DAC) intitulado Investigando na Escola, que culminou com a submissão de vários artigos científicos elaborados em grupo e submetidos no site da revista AdolesCiência.

O DAC arrancou com a motivação ideal: o Professor Doutor Luís Adriano Oliveira trouxe até aos alunos, via ZOOM, a palestra “Que é isto de fazer investigação científica??”, no dia 17 de fevereiro.

No dia 13 de abril, as turmas assistiram a uma sessão, dinamizada pela professora bibliotecária, para divulgação do sítio da revista AdolesCiência, com especial enfoque nos aspetos seguintes: instruções para autores/ Normas sobre citações, bibliografias e notas de rodapé/ Como evitar o plágio/ Tipologias de artigos e secções; exemplos de alguns artigos escritos por alunos do ensino secundário já publicados na revista.

Selecionados os temas e a tipologia textual (artigos de divulgação científica) os alunos, em grupo, fizeram pesquisas, trataram as fontes e redigiram os textos coordenados pelos professores de Química, Biologia, Física, Psicologia, Inglês e Português. Foram redigidos artigos subordinados a temáticas muito variadas, como alguns dos respetivos títulos sugerem: “Impactos da pandemia na saúde”, “Como elaborar uma pilha sustentável?”, “Célula Galvânica Sustentável”, “Tirar o gato da caixa”, “Efeitos dos voos espaciais na resistência a antibióticos bacterianos”, “Ficção como motor para a de-extinção das espécies”, “Métodos de proteção biológica contra a radiação espacial”, “Excursões Psicopatológicas”, “Bioindicadores - Retratos vivos da mudança”, Biosfera in vitro: técnica de edição genética CRISPR-Cas9”…

A realização destes trabalhos permitiu:

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard