Bibliotecas > Práticas

Um livro por um dia

"Um livro por um dia" é uma atividade continuada da Escola Básica de Montenegro, Faro, que consiste na apresentação/exploração de um livro, relacionando-o com um dia comemorativo/efeméride, que inclui uma instalação artística na qual surge sempre um “Leitor Anónimo”.

O ponto de partida é esse “cenário” que vai cativar os alunos para a leitura e envolvê-los numa sequência de atividades propostas pela biblioteca à volta desse livro. Assim, todos os meses o nosso “Leitor Anónimo”, carinhosamente batizado pelos nossos visitantes de “Leitor Fantasma”, (re)cria-se em novas roupagens, inspirado no livro escolhido para esse mês.

Neste enquadramento, promovem-se atividades diversificadas: momentos de leitura, hora do conto / apresentação teatral / encontro(s) com autor /ilustrador, ateliers de escrita criativa, debates…. consoante a/as temática(s) da efeméride e da obra escolhida, adaptada(s) aos alunos de cada nível de ensino envolvido.

Pretende-se com este projeto incentivar o prazer de ler, a curiosidade e fomentar a procura de informação sobre cada tema; desenvolver as competências de leitura e escrita e o sentido crítico; e promover a leitura domiciliária, em família, envolvendo esta através do convite a visitar a(s) exposição(ões) e à sua participação nas atividades propostas em torno da mesma.

Objetivos
1. Incentivar o prazer de ler, desenvolvendo competências de leitura e escrita e o sentido crítico.
2. Promover a leitura domiciliária, em família, envolvendo esta através do convite a visitar a(s) exposição(ões) e à sua participação nas atividades propostas em torno da mesma.

Destinatários
Comunidade educativa

Parcerias
Professores do 1º ciclo e grupo de Português

Data de início
01.09.2017

_
Contactos
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Podcast
_
Flipboard