Bibliotecas > Práticas

Do outro lado do Quadro

A Escola Básica de Baguim do Monte, Gondomar desenvolve esta prática, partindo da leitura do livro "Do outro lado do Quadro", de Mónica Baldaque. Neste, a autora escreve histórias tendo como base os quadros da coleção do Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto.

Na biblioteca, turma a turma, os alunos familiarizaram-se com a obra. Fizemos depois uma viagem pela pintura ao longo dos tempos, analisando formal e esteticamente algumas das obras mais significativas deste a pré-História à atualidade. Os alunos redigiram, individualmente ou em grupo (de acordo com o ano de escolaridade) história por trás de cada um dos quadros, como se estes se tratassem das ilustrações das mesmas. A equipa da BE elaborou réplicas dos quadros, convertendo as escolas em museus.  Os textos foram expostos junto aos quadros, optando-se este ano letivo pela elaboração de e-books.
Esta iniciativa abrange as 3 escolas do 1º ciclo do agrupamento, e decorre desde o ano letivo 2017/18 até o presente, tendo sido interrompido o ano letivo passado como consequência da pandemia, mas retomado este ano.

Questão de partida
Os alunos do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Rio Tinto n.º 3 demostravam pouca apetência para a escrita,  sendo necessário desenvolver esta competência. Além disso, e apesar de localizado perto de uma grande cidade, a grande maioria dos alunos não têm hábitos culturais enraizados: poucos vão ao cinema e quase nenhuns alguma vez frequentaram galerias de arte ou museus, desconhecendo por completo tais ambientes. Na impossibilidade de os deslocar a todos a tais locais, a equipa da BE resolveu trazer a arte para a escola e, desta forma, motivar para a esrita criativa.

Objetivos
Motivar para a leitura e para a escrita.
Desenvolver uma sensibilidade estética e social.

Destinatários
Alunos
 
Data de início
Abril de 2018

Parcerias
Biblioteca Escolar, Professores titulares de turma, Professores de Introdução à Programação e Robótica
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard