Bibliotecas > Práticas

A Rádio no Ar com a Biblioteca Escolar e o Pré-Escolar

Programa de rádio mensal, desenvolvido pela Escola Básica de Pombeiro da Beira, Arganil, (Agrupamento de Escolas de Arganil) que renasce no E@D, mas com continuidade no ensino presencial. Parte de temáticas, selecionadas de acordo com as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e baseia-se num trabalho colaborativo Biblioteca escolar-Sala de Aula | Educadoras-Casa | Famílias-Rádio Clube de Arganil.

Os podcasts com a participação das educadoras, crianças, professores bibliotecários e alguns convidados são gravados, seguindo um guião. O programa evidencia o apoio da BE ao desenvolvimento curricular e à integração de multiliteracias na educação pré-escolar e permite reforçar a interação ESCOLA-FAMÍLIA-MEIO, trazendo a felicidade às nossas crianças.

Em cada programa de rádio é sempre partilhada uma história, um poema, adivinhas, lengalengas, músicas, adequadas à temática explorada e, em alguns dos programas, abre-se a possibilidade aos ouvintes de telefonarem para interagirem.

Houve programas com convidados especiais: a coordenadora da BE e do PES, os alunos do 1.º CEB, outras crianças de salas não envolvidas nos programas, a psicóloga escolar.

Em todos os programas são lançados desafios às crianças, para realização em casa, com o apoio da família. Esses desafios são, posteriormente, partilhados na página da BE, num separador criado para divulgação de todos os materiais inerentes ao programa. O programa é, igualmente, divulgado à comunidade via facebook e email.

Em plena pandemia, participavam 9 das 11 educadoras, e o programa era semanal. Presentemente, participam 2 educadoras e o programa é mensal.

Questão de partida
Como poderá a BE apoiar o currículo integrador, flexível e contextualizado de literacias na educação pré-escolar, mormente em situação ímpar de pandemia e E@D?

Objetivos
1. Apoiar o desenvolvimento do currículo, a aquisição e a melhoria das aprendizagens das crianças, tendo por base as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e o Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, aproximando as crianças e suas famílias da ESCOLA-BE-Educadoras, em E@D;
2. Desenvolver a integração contextualizada de multiliteracias (literacia da leitura, da informação, digital e dos média) e competências previstas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, mediante a partilha de excertos de histórias de autor, poemas, lengalengas, adivinhas e da divulgação de temáticas díspares, num formato diferente e a interação com as famílias.

Destinatários
Comunidade educativa
Data de início
Abril de 2020

Parcerias
Departamento do Pré-Escolar e Rádio Clube de Arganil
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard