Bibliotecas > Práticas

Ler mais…escrever melhor

O programa de escrita «Ler mais… escrever melhor», implementado na Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, é desenvolvido em duas turmas de cada ciclo de ensino, com os professores titulares de turma, os professores de Português/Cidadania e os diretores de turma, em contexto dos DAC (Domínios de Autonomia Curricular), com regularidade quinzenal, na biblioteca e/ou sala de aula.

No programa proposto, cada aluno lê um livro de forma autónoma e/ou orientada pelo respetivo professor. Decorrente da leitura feita, o aluno, apoiado no processo de escrita, pelos professores e pela professora bibliotecária, produz textos não literários, de acordo com o nível de ensino:

4.º ano: Carta e diário (reescrita de textos a partir de perspetivas de personagens)

6.º ano: Texto de opinião sobre livros e filmes e composição de texto por imitação criativa

7.º ano: Comentário e texto de características argumentativas, seguidos de gravações em podcast.

Imagem do blogue do projeto

Objetivos
1. Desenvolver competências de leitura.
2. Desenvolver competências de escrita.
Destinatários
Alunos - 6 turmas (2 do 1.º ciclo, 2 do 2.º ciclo e 2 do 3º. ciclo)
Parcerias
Professores titulares de turma; professores de Português e Cidadania
Data de início
Setembro 2020
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard