A biblioteca da Escola Básica de Nogueira, do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, Braga, programou a participação da escola nas Comemorações do Centenário de José Saramago com uma atividade que decorreu em 2 fases principais:
1. Leitura de obras do autor na aulas de Português, acompanhadas da exploração de um recurso sobre a vida e obra de José Saramago, criado e disponibilizado pela biblioteca escolar:
2. Os alunos trabalharam, com professores de outras áreas disciplinares, a vida e obra de Saramago, com enfoque nos títulos lidos:
No dia 16 de novembro, data em que Saramago assinalaria cem anos, foi apresentada a exposição de todos os trabalhos de expressão plástica e a instalação sonora criada em Educação Musical. Para além disso, os alunos fizeram apresentações às turmas, preparadas com os respetivos professores de Português, no espaço da biblioteca escolar. Destacam-se a autobiografia encenada Eu, Saramago, me apresento, uma Entrevista possível a José Saramago e a leitura da Carta para Josefa, minha avó. Com a colaboração da professora de Teatro os alunos apresentaram, também, uma encenação de O Silêncio da água.
Por último, foi realizado um Quizz, nas várias turmas, com questões sobre a vida e obra de José Saramago.
A atividade envolveu os alunos e professores do 2.º e 3.º ciclos, num trabalho de articulação curricular com a biblioteca escolar. O assinalar do centésimo aniversário do nascimento do autor, prémio nobel, marcou um ponto de chegada, em que a apropriação dos alunos pelos textos lidos e pelo conhecimento do autor, foi visível nos vários produtos apresentados na biblioteca escolar e na exposição, no átrio, aberta a toda a comunidade.
Esta atividade recebeu o prémio Fazer em Rede - Atividade Top em novembro de 2022.