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Avaliação da biblioteca escolar 2024

O Modelo de avaliação da biblioteca escolar 1 , cuja operacionalização, de acordo com o estipulado na Portaria nº 192-A/2015 de 29 de junho, cabe ao professor bibliotecário, em articulação com os órgãos de direção do agrupamento ou escola não agrupada, visa determinar, anualmente, o grau de consecução da missão, das metas e objetivos da biblioteca escolar, constituindo-se, assim, como um instrumento crucial para a identificação das ações de melhoria a implementar em cada um dos quatro domínios de atuação da biblioteca.

Em 2023, de acordo com a calendarização preconizada neste modelo, dar-se-á início a um novo ciclo avaliativo que, à semelhança dos anteriores, mantém o princípio de alternância das etapas de implementação dos processos de melhoria e de avaliação da biblioteca. Deste modo, as bibliotecas escolares deverão elaborar, nesta fase, o Plano de melhoria 2023/ 2025, tendo em consideração:

Na elaboração do Plano de melhoria, a concretizar nos próximos dois anos letivos (2023/ 2025), as escolas devem 
considerar a inclusão de ações que, integrando o plano anual de atividades da biblioteca, possam contribuir 
substantivamente para superar as fragilidades detetadas no anterior ciclo avaliativo e/ou no diagnóstico realizado.

Estas ações, caracterizadas pela sua objetividade e exequibilidade, deverão focar-se na resolução dos problemas e nos resultados esperados, devendo evitar-se a simples enumeração de atividades de rotina que, por defeito, são inerentes à existência do serviço de biblioteca.

Calendarização

A apresentação do Plano de melhoria no Sistema de informação decorrerá de 02 de outubro a 15 de dezembro de 2023

No final do ano letivo, as bibliotecas deverão realizar um balanço intermédio do processo de melhoria, elaborando, para o efeito, o Relatório de execução do plano de melhoria, a submeter de 17 de junho a 26 de julho de 2024.

Bibliotecas a avaliar

A lógica sequencial do modelo de avaliação, alternando estratégias de melhoria com a aferição de resultados, aponta para que se mantenham, neste novo ciclo, os critérios de seleção das bibliotecas dos ensinos básico e secundário a avaliar:

O número de bibliotecas a avaliar em cada agrupamento de escolas deverá ser determinado em função do número de professores bibliotecários em exercício de funções, observando o rácio 1 professor/ 1 biblioteca.

Pedido de escusa

As escolas que, por motivos relevantes, estejam impossibilitadas de efetuar o procedimento de avaliação no corrente ano letivo, deverão submeter o pedido de isenção, disponível em WWW:<PURL: https://rbeurl.pt/avaliacao >, de acordo com o calendário seguinte:

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