Ideias com mérito

Ideias com mérito

O Programa Rede de Bibliotecas Escolares tem constatado, ao longo dos anos, que o nível do trabalho realizado pelas bibliotecas evidencia um conjunto de práticas cada vez mais centradas no uso da informação e no conhecimento, destacando o papel transversal que a biblioteca escolar ocupa, atualmente, no apoio aos curricula e na melhoria das aprendizagens.

Com o intuito de incentivar o trabalho destas escolas, foi criada a candidatura Ideias com mérito, que tem como objetivos identificar e apoiar as experiências mais consistentes e difundir as práticas concretizadas pelas bibliotecas.


Projetos apoiados

2020

Escola Secundária D. Manuel IEscola Secundária D. Manuel I
Localidade Beja 
DGEstE/ DSR Alentejo
Projeto Poemarte
Resumo Partindo da leitura de textos poéticos das metas curriculares de Português, nos diferentes anos de escolaridade, aliando a leitura à escrita, o projeto Poemarte propõe a exploração, através de uma abordagem lúdica e de fruição, de diferentes vertentes de expressão artística: pintura, livro digital, ilustração de poemas, criação de novos poemas... Os processos de descoberta e criação das diversas formas de arte centram-se em práticas ativas de aprendizagem e desenvolvimento de competências nos domínios da pesquisa, organização, produção e apresentação da informação.
 
Escola Básica e Secundária Quinta das FloresEscola Básica e Secundária Quinta das Flores
Localidade Coimbra 
DGEstE/ DSR Centro 
Projeto Leitores-autores n@(s) nuvem(ns
Resumo Leitores-autores n@(s) nuvem(ns) resulta de uma ação estratégica de promoção da leitura entre a equipa da biblioteca escolar e docentes de diferentes áreas curriculares, integrando o uso da tecnologia. Envolvidos em diferentes práticas de leitura, os alunos do 8.º ano de escolaridade criam produtos digitais relacionados com as aprendizagens realizadas nas disciplinas envolvidas. O projeto prevê, ainda, a formação de docentes no âmbito da utilização das ferramentas tecnológicas e a publicação em linha dos recursos produzidos.
 
Escola Básica André SoaresEscola Básica André Soares
Localidade Braga 
DGEstE/ DSR Norte 
Projeto ArtEscrit@
Resumo O projeto ArtEscrit@ prevê a implementação do Plano Nacional das Artes nas turmas do 3º ano de escolaridade em estreita articulação com as disciplinas de Português, Expressões e Cidadania, recorrendo a estratégias de ação assentes na participação e envolvimento ativo dos alunos em diferentes manifestações artísticas:  arquitetura, pintura, dança, música e teatro. Nos finais de cada período letivo, estão, ainda, previstas atividades de divulgação do projeto através da publicação dos trabalhos na Internet e da realização de um espetáculo para as famílias.
 
Escola Básica Dr. António FeijóEscola Básica Dr. António Feijó
Localidade Ponte de Lima 
DGEstE/ DSR Norte 
Projeto Escola de pais
Resumo O projeto Escola de Pais alia a ação cultural da biblioteca escolar ao sucesso pessoal e educativo das crianças e adolescentes, através do desenvolvimento de dinâmicas de literacia familiar. Com uma regularidade quinzenal, os pais de alunos previamente identificados são envolvidos num programa de caráter multidisciplinar, dinamizado por docentes responsáveis pelo projeto. Perspetiva-se que as dinâmicas de literacia familiar desenvolvidas com os pais tenham reflexos positivos nas aprendizagens e bem-estar dos alunos.
 
Escola Básica e Secundária Dr. Manuel LaranjeiraEscola Básica e Secundária Dr. Manuel Laranjeira
Localidade Espinho 
DGEstE/ DSR Norte 
Projeto BiblioMaker: Cria, Experimenta e Aprende!
Resumo O projeto, pela sua filosofia e linhas de ação, enquadra-se numa das áreas de intervenção da biblioteca escolar e visa proporcionar aos seus utilizadores momentos de aprendizagem informal. Alunos e professores são convidados a explorar as potencialidades do espaço BiblioMaker, em momentos livres e programados, através do desenvolvimento de atividades que permitem experimentar, criar e aprender. O projeto prevê o desenvolvimento das competências identificadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
 
Escola Secundária de BarcelosEscola Secundária de Barcelos
Localidade Barcelos 
DGEstE/ DSR Norte 
Projeto STEAM#leitura: para uma abordagem multidisciplinar
Resumo O projeto STEAM#leitura: para uma abordagem multidisciplinar propõe a construção de cenários inovadores de aprendizagem que, partindo da exploração de textos literários, pretendem motivar os alunos para a redescoberta da ciência, da tecnologia, da engenharia, da arte e da matemática, enquanto conhecimentos construídos numa lógica transdisciplinar. O projeto visa, assim, criar uma ecologia de saberes de âmbito interdisciplinar, envolvendo alunos e docentes do 1º ciclo do ensino básico e do ensino secundário em estreita articulação com os professores bibliotecários.

2019

Escola Básica Garcia da OrtaEscola Básica Garcia da Orta
Localidade Castelo de Vide
DGEstE/ DSR Alentejo
Projeto Identidade e inovação: aprender com a biblioteca escolar
Resumo O projeto Identidade e inovação: aprender com a biblioteca escolar materializa-se num trabalho articulado entre a biblioteca e os conselhos de turma do 3.º ciclo, traduzido no desenvolvimento de programas inovadores na disciplina Oferta complementar. Através do envolvimento dos alunos em práticas pedagógicas ativas são desenvolvidas competências associadas à leitura, ao uso crítico e ético da informação e dos média, inscritas no Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. O projeto prevê também a criação de um repositório digital e a divulgação dos produtos criados pelos alunos.
 
Escola Secundária José Belchior ViegasEscola Secundária José Belchior Viegas
Localidade São Brás de Alportel
DGEstE/ DSR Algarve 
Projeto Transmedia Storytelling – o teu futuro passa pela biblioteca escolar
Resumo O projeto Transmedia Storytelling – o teu futuro passa pela biblioteca escolar articula o trabalho realizado pelo clube de robótica, da responsabilidade da biblioteca, com a exploração de textos literários em torno de atividades de transmedia. A biblioteca assume-se, desta forma, enquanto local de excelência para a formação e o desenvolvimento das diferentes literacias. Os destinatários, alunos dos 1º e 2º ciclos, terão, assim, a oportunidade de criar jogos e histórias interativas em torno das obras que estão a estudar.
 
Escola Secundária Amato LusitanoEscola Secundária Amato Lusitano
Localidade Castelo Branco 
DGEstE/ DSR Centro 
Projeto (Re)aprender para inovar
Resumo O projeto (Re)aprender para inovar centra a sua linha de ação na formação de professores e alunos do ensino secundário na área da literacia digital. As aprendizagens realizadas deverão traduzir-se na mudança de práticas pedagógicas e didáticas e no uso de recursos digitais relevantes para a ação educativa. A articulação entre a biblioteca escolar e os professores decorre essencialmente no âmbito da área de Cidadania e Desenvolvimento através da planificação de unidades de trabalho e disponibilização de materiais e produtos realizados pelos alunos.
 
Escola Secundária de PinhelEscola Secundária de Pinhel
Localidade Pinhel 
DGEstE/ DSR Centro 
Projeto PodC@st’Elo de Pinhel
Resumo O projeto PodC@st’Elo de Pinhel pretende associar a apetência dos alunos pela tecnologia à criação e consolidação de hábitos de leitura. Os alunos do ensino secundário são chamados a contribuir para a realização do programa de rádio quinzenal A voz da escola, produzindo rubricas culturais relacionadas com o livro, a palavra e a música. A componente técnica do projeto é assegurada pelos alunos dos cursos profissionais de Multimédia, que se responsabilizam também pela disponibilização dos audiotextos numa plataforma em linha de acesso livre e na rádio local.
 
Escola Secundária António SérgioEscola Secundária António Sérgio
Localidade Vila Nova de Gaia 
DGEstE/ DSR Norte 
Projeto Clube maker
Resumo O projeto Clube maker pretende fomentar o desenvolvimento da literacia da leitura e da numeracia, em torno das obras de leitura orientada, estando prevista a utilização de diferentes suportes – impresso, digital e multimédia. Para além da vertente curricular, está também prevista uma vertente lúdica, em que os alunos poderão utilizar os recursos da biblioteca de forma autónoma a partir de um livro ou de um conteúdo matemático.
 
Escola Básica de Moure e Ribeira do NeivaEscola Básica de Moure e Ribeira do Neiva
Localidade Vila Verde 
DGEstE/ DSR Norte 
Projeto Amarelo de indantreno ou cientistas poetas e vice-versa
Resumo O projeto Amarelo de indantreno ou cientistas poetas e vice-versa promove a articulação curricular, envolvendo as disciplinas de Português, Ciências Naturais e Matemática, com recurso a diversas ferramentas digitais. Os alunos serão levados a trabalhar as diferentes literacias em torno do currículo e a produzir narrativas digitais, artigos, biografias, relatórios e bandas desenhadas.
 
Escola Secundária de Caldas de VizelaEscola Secundária de Caldas de Vizela
Localidade Vizela 
DGEstE/ DSR Norte 
Projeto Faz-te ao livro!
Resumo Faz-te a Livro! é um projeto de âmbito concelhio que visa a promoção do livro e da leitura, envolvendo os agrupamentos de escolas de Infias e de Caldas de Vizela e a Casa Municipal de Cultura Jorge Antunes. A partir de sugestões dos elementos da comunidade educativa, divulgadas através dos média e das redes sociais, pretende-se envolver e motivar os alunos do ensino secundário para a leitura.
 
Escola Básica e Secundária de ÍnfiasEscola Básica e Secundária de Ínfias
Localidade Vizela 
DGEstE/ DSR Norte 
Projeto Faz-te ao livro!
Resumo Faz-te a Livro! é um projeto de âmbito concelhio que visa a promoção do livro e da leitura, envolvendo os agrupamentos de escolas de Infias e de Caldas de Vizela e a Casa Municipal de Cultura Jorge Antunes. A partir de sugestões dos elementos da comunidade educativa, divulgadas através dos média e das redes sociais, pretende-se envolver e motivar os alunos do ensino secundário para a leitura.

2018

Agrupamento Escolas n.º 2 de Elvas
Escola Básica n.º 1 de Elvas
Localidade Elvas
DGEstE/ DSR Alentejo
Projeto Aprender, partilhar e comunic@r com os repórteres SL

Resumo O projeto Aprender, partilhar e comunic@r com os repórteres SL prevê o envolvimento de alunos dos 1.º e 2.º ciclos no desenvolvimento de atividades que os posicionam no papel de repórteres, sob a coordenação da biblioteca escolar. Através desta forma de trabalho, que requer dos alunos uma atitude ativa e participativa, são desenvolvidas competências associadas à leitura, à pesquisa, tratamento e comunicação da informação em vários suportes.


Escola Escola Secundária Campos de Melo
Localidade Covilhã
DGEstE/ DSR Centro
Projeto Da literacia digital à cidadania global

Resumo O projeto Da literacia digital à cidadania global visa o desenvolvimento da competência da leitura e do espírito crítico, associando o uso das tecnologias a uma atitude cívica de intervenção no mundo que rodeia os alunos. Partindo da leitura de obras, em vários formatos, os alunos mais velhos, dos cursos profissionais, são chamados a dar formação aos mais novos, resultando dessa dinâmica, supervisionada pelos professores das disciplinas envolvidas e pelo professor bibliotecário, a construção de booktrailers e de QR code e a sua disponibilização num repositório digital para utilização pedagógica.


Escola Escola Secundária Avelar Brotero
Localidade Coimbra
DGEstE/ DSR Centro
Título do projeto Vencer os muros e o silêncio

Resumo O projeto Vencer os muros e o silêncio inclui a promoção da leitura numa estratégia global da escola que visa a inclusão de alunos surdos e a aproximação a cidadãos reclusos. Os alunos, sob orientação do professor bibliotecário e de outros docentes, escrevem apreciações críticas que acompanham os livros lidos no estabelecimento prisional e produzem materiais bilingues para os alunos surdos que frequentam a escola.


Agrupamento Agrupamento de Escolas Luísa Todi
Escola Escola Básica Luísa Todi
Localidade Setúbal
DGEstE/ DSR Lisboa e Vale do Tejo
Título do projeto Tr@nsLiteracias

Resumo O projeto Tr@nsLiteracias pretende apoiar os docentes do 1.º ciclo do ensino básico a integrar as tecnologias digitais em contexto educativo através da (re)qualificação de práticas pedagógicas e aquisição de novas competências. Paralelamente, promover-se-ão as literacias e as práticas de cidadania, através da realização de atividades e projetos que permitam desenvolver as competências necessárias para o exercício de uma participação mais ativa e democrática na sociedade destes alunos.


Agrupamento Escolas Agualva Mira Sintra
Escola Secundária Matias Aires
Localidade Sintra
DGEstE/ DSR Lisboa e Vale do Tejo
Título do projeto O conhecimento na ponta dos dedos

Resumo O projeto O conhecimento na ponta dos dedos prevê o desenvolvimento das literacias digitais e da informação, através de uma articulação sistemática entre a biblioteca escolar e os docentes. Serão realizadas sessões formativas e de trabalho com os alunos no âmbito da literacia digital; formação de professores para a utilização de dispositivos móveis, ferramentas e ambientes digitais e a criação de um banco de recursos digitais de apoio ao currículo.


Escola Escola Secundária São Pedro
Localidade Vila Real
DGEstE/ DSR Norte
Título do projeto Desenvolver a literacia digital e o pensamento crítico com a biblioteca

Resumo O projeto Desenvolver a literacia digital e o pensamento crítico com a biblioteca visa formar cidadãos capazes de analisar e questionar a realidade, avaliar e selecionar a superabundância de informação disponível e tomar decisões fundamentadas. As equipas da biblioteca escolar e da biblioteca da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro propõem-se organizar e desenvolver atividades colaborativas de aprendizagem que promovam a literacia digital e o pensamento crítico através da indagação, exploração e investigação de temas e problemas integrados no currículo específico de disciplinas.


Agrupamento Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado
Escola Escola Básica de Mosteiro e Cávado
Localidade Braga
DGEstE/ DSR Norte
Título do projeto Construir s@beres na biblioteca escolar

Resumo O projeto Construir s@beres na biblioteca escolar propõe-se desenvolver, de forma articulada e sequencial, as literacias da informação, da leitura e da escrita. Através da interação entre a biblioteca e os docentes, pretende-se concretizar a articulação curricular nas disciplinas de Português, História e Geografia de Portugal e apoio ao estudo, partindo da pesquisa de temas estruturantes alicerçados nos curricula. Os alunos serão orientados no processo de pesquisa em linha, desenvolvendo estratégias de localização de informação com crescente autonomia. Posteriormente, serão produzidas diferentes tipologias textuais e narrativas digitais com recurso a ferramentas de escrita colaborativa.


NOTÍCIAS