Projetos

Concurso Imagens contra a corrupção

9.ª edição - 2020-2021

As escolas empenharam-se este ano mais do que nunca, tendo o número de trabalhos submetidos ultrapassado largamente as expectativas. Os docentes contornaram as dificuldades e, mesmo a distância, desafiaram os seus alunos a refletirem sobre os princípios e os valores, alertando-os para a importância de se prevenir a corrupção e os seus malefícios.

O Júri nacional foi confrontado com uma tarefa difícil, pois entre os numerosos trabalhos apresentados muitos mereceriam distinção. Dando cumprimento ao previsto no Regulamento foram, no entanto, selecionados cinco trabalhos vencedores:

Veja aqui ostrabalhos vencedores desta edição.

 

 

Objetivos
1. Criar na comunidade escolar espaços de reflexão relacionados diretamente com a corrupção e a fraude,  enquadradas em questões de ética e de cidadania;
2. Promover a exploração de textos muitos diversos, e outros conteúdos de interesse para os alunos, no âmbito das temáticas relacionadas com o concurso;
3. Estimular a leitura, a criatividade e o espírito critico das crianças e dos jovens;
4. Despertar os alunos para novas literacias através da abordagem de um conjunto articulado de saberes, da língua portuguesa às tecnologias, à ciência e às artes.

Descrição
Promoção de um concurso nacional em que são elaborados trabalhos que apresentem mensagens relacionadas com princípios e valores no exercício da cidadania, com especial enfoque na prevenção da fraude, do suborno ou da corrupção.

Público alvo
Crianças da educação de infância e a turmas ou grupos de alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário dos estabelecimentos de ensino das redes pública e privada.

Parceiros
O concurso é organizado pelo Conselho de Prevenção da Corrupção, em parceria com o Ministério da Educação, Plano Nacional de Leitura 2027, Escola Superior de Comunicação Social, Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, Fundação INATEL, Aporvela e a Rede de Bibliotecas Escolares.
 
Data de início do concurso
2012
Data de início da parceria
2016
_
Contactos
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Podcast
_
Flipboard